2021: Ano Internacional das Frutas e Vegetais

Frutas e Vegetais
Foto: Ilustração / Freepik

Data foi definida pela ONU para aumentar a consciência sobre o impacto positivo desses alimentos na nutrição humana, na saúde e na segurança alimentar

Eles têm uma grande variedade de cores, sabores, cheiros, texturas, formatos e tamanhos. São ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. E fazem parte da nossa história, da nossa cultura e das nossas tradições. Estamos falando das frutas e vegetais, que além de levarem saúde às refeições, são bons para o meio ambiente e geram emprego e renda para pequenos produtores em todo o mundo.  

Com tantos benefícios, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais. O objetivo da iniciativa é aumentar a conscientização sobre a importância da produção e do consumo desses alimentos para a segurança alimentar e a nutrição humana; promover dietas diversificadas, equilibradas e saudáveis; reduzir a perda e o desperdício de alimentos e alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – plano de ação global para transformar o mundo em um lugar melhor até 2030. 

Durante o lançamento oficial da data, em um evento virtual em dezembro, o diretor Geral das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, destacou a importância da alimentação nutritiva nesse momento de pandemia. “Na atual crise de saúde que enfrentamos em todo o mundo, a promoção de dietas saudáveis ​​para fortalecer nosso sistema imunológico é especialmente apropriada”. 

Como incluir frutas e vegetais no cardápio?

A FAO e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que cada adulto consuma diariamente pelo menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes. Já as carnes devem ser limitadas a 300 gramas por semana. Essas orientações servem tanto para prevenir doenças como câncer, diabetes, hipertensão e obesidade, como também para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, combatendo assim o aquecimento global.

Para se engajar nessa luta por um planeta mais equilibrado e uma alimentação saudável, você só precisa adquirir novos hábitos. Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 dicas que vão te ajudar a inserir mais frutas, legumes e verduras no cardápio do dia a dia.

Leia também: Doces saudáveis e práticos: aprenda a fazer um Chia Pudding

Procure novas receitas
A internet está cheia de receitas para todos os gostos. Mesmo escolhendo só as mais saudáveis, é possível ter à disposição milhares de opções para as diferentes refeições do dia. No próprio site da revista Ampla, toda semana, trazemos dicas de receitas práticas, saudáveis e deliciosas para transformar de vez a sua alimentação.

Planeje as refeições
Antes de sair de casa para ir ao mercado, defina qual vai ser o cardápio da semana. O planejamento garante a compra dos ingredientes necessários e das quantidades adequadas aos preparos, o que evita o desperdício e as escapadas para refeições industrializadas.

Invista tempo na higienização e no pré-preparo
Quando estamos com fome, queremos rapidez e praticidade. Isso acaba induzindo o consumo de alimentos processados, que estão sempre à mão. Para evitar essa armadilha, higienize as frutas e os vegetais e já os deixe prontos para consumo. O que der para ser armazenado fora da geladeira, deve ficar bem visível, para não ser esquecido.

Experimente novos sabores
Muito além da maçã, da alface, do sal e da pimenta, existe uma variedade enorme de frutas, saladas, temperos, ervas e especiarias a serem exploradas. Mergulhe no mundo dos sabores experimentando alimentos que não fazem parte da sua rotina, mas que têm nutrientes importantes para o funcionamento do seu organismo.

Faça substituições
Sempre que possível, troque o suco por refrigerante, o doce por fruta e os aperitivos ultraprocessados por vegetais, como palitos de cenoura assada e chips de berinjela. No almoço e jantar, deixe os legumes e verduras serem protagonistas do prato. E nas demais refeições, inclua frutas em pedaços ou aposte em vitaminas.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir celebrar o Ano Internacional das Frutas e Vegetais em grande estilo.

SHARE