Doces saudáveis e práticos: aprenda a fazer um Chia Pudding

A nutricionista Vanessa Ceccatto, do Centro APS da Unimed Paraná, ensina a fazer um delicioso chia pudding!

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

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E, quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes temos dúvida sobre como lidar com os tentadores docinhos. A sobremesa depois de uma refeição, o bolo da casa da avó… é difícil se controlar quando tem açúcar envolvido, não é? Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, separou oito dicas deliciosas de doces para comer sem peso na consciência. As receitas levam ingredientes mais saudáveis e balanceados, para garantir uma sobremesa com menos cara de “vilã”. Mas, lembre-se: nada deve ser consumido em excesso. Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável!

Doces saudáveis: receita de “danette” sem lactose

Confira a quinta receita:

Chia pudding

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 1 copo (170g) de iogurte natural integral
  • 3 col. sopa (30g) de semente de chia
  • 2 col. servir (100g) de salada de frutas tradicional (laranja, maçã, mamão e banana)
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Misture a chia com o iogurte em uma cumbuca e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Divida em 2 copos ou taça de sobremesa a mistura em partes iguais e em seguida acrescente a salada de frutas por cima e salpique canela. Desta maneira, dura até 3 dias na geladeira.

Dica 1: Se você é alérgico a proteína do leite de vaca (APLV) ou vegetariano, substitua o iogurte por uma bebida vegetal da sua preferência (castanha de caju, amêndoa, arroz ou soja e também o leite de coco). Se você tem intolerância à lactose, substituía por um iogurte natural zero lactose.

Dica 2: no uso de bebidas mais líquidas que o iogurte, você pode deixar descansar a mistura de 4 a 8 horas em geladeira. Esse contato com líquidos por mais tempo, faz a chia soltar mais gel (fibra solúvel). Essa reação permite que qualquer bebida se torne um creme delicioso.

Dica 3: iogurte natural é aquele que contém apenas leite e fermento lácteo na lista de ingredientes. Fuja dos iogurtes com adição de açúcar ou qualquer outro produto para adoçar, as frutas já têm essa finalidade e são muito mais saborosas e saudáveis!

Ingredientes: iogurte natural integral, laranja, maçã, mamão e banana, semente de chia, canela. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

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