Ampliado atendimento com ambulatório em Piên
Nova unidade traz diversas inovações para prestar serviço de qualidade aos beneficiários
Localizado no sudoeste do estado do Paraná, o município de Piên agora conta com um ambulatório da Unimed RioMafra para o atendimento de atenção integral à saúde. O local funciona em uma sala ao lado do Hospital e Maternidade da cidade e oferece atendimento médico às segundas, quartas e quintas-feiras. Nos outros dias da semana, uma técnica de enfermagem treinada permanece no local para prestar assistência aos usuários.
Segundo o coordenador do projeto, o médico Andre Cassias, o Ambulatório de Piên é uma filial inovadora entre os 11 municípios da área de atuação da Unimed RioMafra. Ele foi criado para suprir a necessidade de atendimento médico dos funcionários de uma multinacional da área florestal instalada na cidade, porém, o espaço é aberto a todos os beneficiários da Unimed.
“A escassez de consultórios na cidade e a dificuldade de deslocamento dos pacientes para outros municípios foram fatores que motivaram a criação desse ambulatório. Nele, o médico generalista atende desde crianças até idosos, e tem alto poder resolutivo e define se é necessário consultar um especialista”, explica.
Inovação
Apesar de a iniciativa começar de forma discreta, funcionando apenas três vezes por semana, sua estrutura é totalmente revolucionária para Unimed RioMafra, que investiu em elementos inovadores para obter sucesso. Um deles é a forma de valorização do trabalho do profissional médico, que terá componente de indicadores de qualidade. O novo modelo de remuneração estimula o médico a adotar boas práticas assistenciais, além de incentivar a participação na gestão da cooperativa. “O médico deixa de receber somente pelas consultas realizadas e começa a ser remunerado também de acordo com indicadores e metas, como a diminuição de internamentos evitáveis e satisfação dos usuários”, informa Cassias.
Outra característica arrojada do Ambulatório de Piên é a adoção do HealthMap, uma plataforma digital que armazena os dados do paciente e otimiza os atendimentos clínicos, melhorando o suporte prestado. “O prontuário eletrônico permite a troca de informações entre a equipe e os beneficiários e entre os médicos, que têm acesso ao histórico das pessoas atendidas. Assim o médico de Mafra, ao receber o paciente vindo de Piên, já terá todos os dados para dar prosseguimento ao atendimento complementar”, explica o coordenador do projeto.
O médico ressalta que, nesse primeiro momento, a equipe de implantação está fazendo um trabalho de divulgação direcionada aos beneficiários para que compreendam como é o funcionamento do Ambulatório e as vantagens do atendimento prestado por um médico de família. “Tudo isso já é consagrado em outros países e também em outras Unimeds, mas para Unimed RioMafra é muito novo, estamos iniciando com essa experiência, nossa expectativa é que ela fará muita diferença para a população”, acredita Cassias.
PERFIL
• Cooperados: 70
• Beneficiários na área de atuação da prestadora: 8.200
• Colaboradores: 19
• Área de atuação: : Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo e Papanduva (SC); Rio Negro, Campo do Tenente, Quitandinha, Pien, Antônio Olinto, Agudos do Sul e Tijucas do Sul (PR)