Você sabe quais são os efeitos da alimentação na sua saúde mental? Estudos recentes apontam uma relação entre alimentação inadequada e transtornos mentais. Nesta Conversa Ampla, a nutricionista Franciele Camara detalha um pouco mais sobre o tema. Ela é especialista em nutrição clínica, ambulatorial, hospitalar e do envelhecimento e representa o Conselho Regional de Nutrição no norte do estado.
Entre os transtornos citados, estão a depressão e ansiedade e outros provocados pelo envelhecimento. E Camara faz um alerta: na dúvida, prefira sempre os alimentos in natura.
Confira no YouTube ou no Spotify.
Que alimentos são prejudiciais para a saúde psicológica?
Alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar refinado e gorduras saturadas, contribuem para o deterioramento da saúde mental. “Uma alimentação rica em ultraprocessados não vai fazer bem para ninguém, mas há grupos vulneráveis”, explica a nutricionista.
Entre eles, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com estilo de vida mais estressante e aqueles com histórico familiar de doenças mentais são mais suscetíveis aos efeitos nocivos da alimentação.
Para uma alimentação que beneficie a saúde mental
- Evite os alimentos ultraprocessados. Lembre-se: mais cascas, menos embalagens
- Procure um nutricionista para ter uma rotina alimentar mais saudável e de acordo com as suas preferências
- O acompanhamento com profissionais de saúde mental — psicólogos e psiquiatras — é fundamental para entender melhor a relação dos alimentos com o seu bem-estar.
Confira também: 11 passos para manter uma alimentação saudável