CAS: Acesso e agilidade fazem a diferença

CAS: Acesso e agilidade fazem a diferença

Centro de Atenção à Saúde da Unimed Guarapuava conta com 90% de aprovação dos beneficiários atendidos

Um modelo de cuidado mais humanizado, integral e ágil. Essa é a proposta do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Guarapuava, que está em funcionamento desde abril do ano passado e já realizou quase 6 mil consultas eletivas e milhares de sessões de fisioterapia, nutrição e psicologia.
O diretor-presidente da Unimed Guarapuava, Eric Prado Diegues, explica que o espaço tem médicos especialistas nas áreas de clínica geral; pediatria; geriatria e dermatologia para atendimento programado, ou seja, com hora marcada. Inclusive, o horário de atendimento dos pediatras e clínicos gerais é diferenciado, sendo das 18 às 22 horas, para atender a demanda dos pacientes.
A agilidade no atendimento é um dos destaques do Centro. O diretor-presidente relata que o tempo de resposta à procura por atendimento é de no máximo 48 horas de espera para clínicos gerais e pediatras, de 72 horas para dermatologistas e de até 7 dias para geriatras. Além disso, a espera pelas sessões de terapia é menor que o preconizado pela Agência Nacional de Saúde, que é de até 10 dias.
Para Eric Diegues, o CAS é um espaço inovador e pioneiro na região de Guarapuava, especialmente, por promover acesso ágil às terapias e consultas no contraturno e com profissionais de renome na cidade.
“Com a instalação do CAS, a demanda reprimida por médicos dermatologistas e geriatras foi eliminada por causa da oferta dessas especialidades no Centro. Em algumas noites no inverno deste ano, por exemplo, o CAS disponibilizou aos beneficiários dois pediatras no mesmo turno para suprir a procura pelo atendimento”, conta.
Cuidado
O Centro ainda oferece um programa de acompanhamento e monitoramento para beneficiários em condição crônica.Atualmente, 200 pessoas são atendidas por uma equipe especializada, com enfermeiros especialistas em Saúde da Família e Gestão; Atenção Primária à Saúde; Urgência e em Estomaterapia, além de fisioterapeutas em diversas especialidades e no método Bobath; uma nutricionista especialista em Nutrição Aplicada à Estética e uma psicóloga Comportamental, especializanda em Saúde Mental e com atuação no método Aba.
“O gerenciamento compreende contatos telefônicos ou visitas domiciliares programadas, conforme o plano de cuidado individualizado. Quando os profissionais e beneficiários compartilham informações sobre o cuidado com a saúde e o monitoram, percebe-se que as metas terapêuticas são alcançadas com mais facilidade”, explica o médico.
Segundo a pesquisa de satisfação realizada com beneficiários atendidos pelo CAS, mais de 90% se mostram satisfeitos, os quais afirmam ter escolhido a Unimed Guarapuava por oferecer um recurso próprio, com melhores horários e local de fácil acesso.
“E nós ainda temos planos quanto à ampliação das especialidades médicas e das terapias, de modo a atender as principais necessidades de saúde dos beneficiários contidas em nosso sistema de gestão de informações”, ressalta o diretor-presidente.

Eric Prado Diegues, diretor-presidente da Unimed Guarapuava
PERFIL 

• Cooperados: 242
• Beneficiários: 29.751
• Colaboradores: 99
(Números referentes a 31/07/2018)
• Área de atuação: Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Espigão Alto Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Inácio Martins, Irati, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Mallet, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rebouças, Santa Maria do Oeste, Turvo, Virmond

Sala de espera do CAS de Guarapuava
Um dos consultórios do CAS de Guarapuava, unidade já realizou quase seis mil consultas desde que começou a funcionar em abril de 2017
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