Conheça um pouco mais sobre esse especialista e entenda a diferença entre nutrólogo, nutricionista e endocrinologista
Diferentemente do pediatra, do cardiologista e do ginecologista, médicos que todo mundo sabe quando deve procurar, o nutrólogo não se encaixa nessa categoria. Muita gente ainda desconhece as funções desse especialista ou mesmo confunde sua atuação com a de outros profissionais.
Para não restar dúvidas sobre a importância do nutrólogo na saúde e no bem-estar dos pacientes, falaremos um pouco sobre esse profissional e as diferenças em relação ao nutricionista e ao endocrinologista.
O que é o nutrólogo? E o que ele faz?
O nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em Nutrologia, área que estuda os impactos positivos e negativos causados pela ingestão de nutrientes. O profissional tem por objetivo avaliar as necessidades do organismo do paciente, visando a manutenção da saúde e a redução do risco de doenças.
O nutrólogo diagnostica e trata doenças causadas pelo excesso ou pela deficiência de nutrientes, como anemia, anorexia, osteoporose, diabetes e obesidade. O profissional também identifica maus hábitos que contribuem para o quadro nutricional do paciente, esclarece quais são as substâncias boas e ruins presentes nos alimentos e contribui constantemente para o estudo do papel dos nutrientes para uma vida longa e saudável.
Leia também: Dietas milagrosas: é seguro emagrecer sem acompanhamento profissional?
Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista
Diferentemente dos nutrólogos, os nutricionistas não são formados em medicina, mas sim em nutrição. Essa ciência estuda a fundo as propriedades dos alimentos e visa promover o bem-estar das pessoas a partir de uma alimentação saudável, prevenindo doenças e melhorando as condições de saúde.
No dia a dia, enquanto o nutrólogo avalia a relação entre a saúde do paciente e a ingestão de nutrientes, orientando-o para que faça suas próprias escolhas alimentares, o nutricionista prescreve dietas individualizadas, equilibrando a quantidade e a qualidade nutricional dos alimentos com as preferências e o metabolismo do paciente.
O nutrólogo, quando necessário, pode receitar medicamentos, já o nutricionista não. O que ele pode é recomendar suplementação de vitaminas, proteínas e outros nutrientes.
Leia também: Imunidade e Covid-19: brasileiro continua buscando informações e alimentos para fortalecer a saúde
Qual a diferença entre nutrólogo e endocrinologista?
Apesar de também ser formado em medicina e tratar doenças como obesidade e osteoporose, o endocrinologista é o médico especialista em alterações no metabolismo e em distúrbios hormonais. As principais áreas de atuação do profissional são reposição hormonal da menopausa, crescimento, excesso de pelos, tireoide, andropausa, obesidade, colesterol, entre outros.
O objetivo do endócrino é corrigir os sintomas e a evolução da doença em curto prazo, buscando repor ou tratar as disfunções. Já o do nutrólogo é acompanhar a mudança nos hábitos do paciente, com efeitos permanentes na vida dele.
Nutrólogos, endocrinologistas e nutricionistas, a depender do caso, podem trabalhar em conjunto para ajudar o paciente a ter mais saúde e qualidade de vida. O nutrólogo, fazendo o acompanhamento nutricional. O endocrinologista, o acompanhamento metabólico. E o nutricionista, ajudando o paciente a ter uma alimentação balanceada.