Conheça alguns cuidados com a sua saúde durante o verão, época que pode desencadear problemas devido às altas temperaturas
O aumento do calor e da umidade acarretam alguns problemas para a saúde durante o verão, típicos da estação do ano. As altas temperaturas também podem causar insolação e desidratação, provocando fraqueza, diarreia e febre. A Unimed Paranaguá entrevistou a supervisora de Enfermagem da cooperativa, Gabriele Cassimiro, que deu dicas de como cuidar da saúde durante a época mais quente do ano. Confira!
- Aumente a ingestão de líquidos. O ideal é ingerir pelo menos 2,5 litros de água todos os dias, principalmente nos dias de calor intenso, pois com o aumento da transpiração é necessário reforçar a ingestão de líquidos para garantir o bom funcionamento do organismo. Você pode também ingerir de forma complementar água de coco, sucos, chá naturais e sem açúcar.
- Abuse do protetor solar. Recomenda-se utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. Quando for à praia ou realizar atividades ao ar livre, o protetor deve ser reforçado a cada duas horas ou em intervalos menores caso você esteja na água. Lembre-se, ele é o principal responsável pela nossa proteção contra os raios ultravioletas B (UVB), que são nocivos à saúde.
- Cuide bem da sua alimentação. Tenha uma alimentação leve e rica em vitaminas com frutas, verduras e vegetais e evite os alimentos ultraprocessados, refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais. Lembre-se que o calor acelera a deterioração dos produtos e facilita a proliferação de microorganismos, mantenha-os bem acondicionados e refrigerados para evitar uma intoxicação alimentar.
- Não fique muito tempo com suas roupas molhadas. A umidade favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, facilitando o aumento de doenças como a candidíase e vaginoses que causam ardência, coceira e corrimento. Leve sempre uma peça de roupa a mais para se trocar quando tiver a intenção de se molhar.
- Controle o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas e a combinação de sol e calor podem levar à desidratação e intoxicação do organismo. Tenha um consumo equilibrado e intercale com muita água.
- Evite o sol nos horários mais quentes. Entre 10h e 16h, a incidência de raios solares é maior, por isso o ideal é evitar se expor durante esse período e adotar cuidados redobrados para evitar a insolação, como ficar na sombra do guarda-sol.
Você sabe quais são sintomas da insolação?
As queimaduras solares, que deixam a pele avermelhada e quente, são um dos principais sintomas. Mas, para identificar a insolação, é preciso ficar de olho em outras alterações do organismo, como: dor de cabeça, náusea, pele seca, confusão mental, tontura, tremores, pulso rápido, distúrbios visuais e convulsões.
Ao identificar esses sinais em uma pessoa, leve-a para um local mais fresco e ventilado, deite-a e remova calçados e roupas apertadas. Busque ajuda médica o mais breve possível.
Saiba também: Como evitar os danos causados pela exposição solar
Fonte: Unimed Paranaguá