Aprendizado financeiro ajuda na hora de adquirir um bem

Carro novo ou usado? Na coluna dessa semana, a Uniprime fala sobre a importância do aprendizado financeiro para saber fazer a melhor escolha

Sempre que vamos adquirir um bem, um carro por exemplo, logo pensamos em um carro novo para realizar aquele sonho antigo. Mas aí vem a dúvida: comprar um veículo novo ou usado? Quais são as vantagens e desvantagens de cada escolha? Bem, eu poderia dizer aqui que o veículo velho tem menos depreciação ou que o veículo novo tem menos manutenções e gastos extras… percebe como é difícil escolher?

Investimento certo: Quando o barato sai caro

Quando ouvimos a palavra investir, relacionamos sempre ao dinheiro em si. Mas nem todo investimento é em dinheiro. Você pode, por exemplo, investir melhor na compra de seu carro, como descrevi acima, investir tempo para se organizar e refletir melhor sobre suas escolhas… isto é planejamento financeiro! Temos também o contrário disso, quando por exemplo compramos algo por impulso e nos arrependemos depois, pois a falta de planejamento acaba se revertendo em prejuízos.

Aprendizado financeiro para fazer uma boa escolha

Sendo assim, investir em conhecimento se torna primordial, pois uma simples decisão de compra, como veículo novo ou veículo usado, pode trazer inúmeras dores de cabeça, de forma que se você tem um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, facilita identificar as melhores escolhas para o seu caso específico. Lembre-se que não existe uma receita de bolo onde sempre aquela regra é a melhor ou a que vale, cada caso é um caso.

Vale a pena acompanhar colunas de planejamento, como a nossa, e também verificar cursos sobre o assunto no site do Banco Central por exemplo. Hoje ainda existem muitas plataforma de cursos rapidos que podem de ajudar.
Seja investir tempo ou dinheiro, lembre-se do que tem planejado para sua vida!

Fonte: Uniprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *