A leitura de livros sobre saúde mental podem ser valiosas parceiras na compreensão das experiências que influenciam nossa saúde
Em uma das citações de Dom Quixote de La Mancha, ele dizia que quem lê muito e viaja muito, muito vê e muito sabe. Algumas pessoas têm a habilidade de unir essas duas experiências, fazendo de cada página uma nova viagem para explorar algo novo.
A leitura é um grande exercício para o cérebro, que apesar que não ser um músculo, é estimulado por meio do hábito, que impulsiona o aprendizado, a memorização, a imaginação e até mesmo a empatia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Emory (EUA), ler afeta o cérebro de maneira semelhante a vivenciar os eventos sobre os quais estamos lendo – colaborando para a formação da empatia.
Além disso, há outros inúmeros benefícios que a prática da leitura pode oferecer, como a ampliação de vocabulário e a melhora na escrita, o aumento das conexões neurais e a concentração, além de desenvolver o pensamento crítico. O hábito também é uma forma eficaz de relaxamento, promovendo bem-estar mental. É o que apontou uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Sussex (Reino Unido), que demonstrou que ler ajuda na redução de até 68% dos níveis de estresse, diminuindo a frequência cardíaca.
Livros abordam saúde mental em diversos contextos
A busca e a leitura de livros sobre saúde mental podem ser grandes aliadas na compreensão das situações que vivemos e que afetam nossa saúde, bem como no aprimoramento de técnicas e ferramentas de enfrentamento de transtornos que possamos desenvolver ao longo da vida. Abaixo, separamos uma lista de 15 livros que abordam temas sobre saúde mental, confira!
Leia também: 10 livros sobre saúde mental
A geração ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais
O livro aborda o aumento de casos de depressão, ansiedade e transtornos mentais entre crianças e adolescentes a partir do ano de 2010. Amplamente divulgado, o uso de telas na infância tem sido prejudicial no desenvolvimento de crianças, e o autor, o psicólogo social Jonathan Haidt, propõe um plano para pais, educadores, empresas de tecnologia e autoridades, defendendo a urgência de proteger o bem-estar das crianças e da sociedade.
Número de páginas: 440
Ano: 2024
Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar
A autora Anna Lembke, médica psiquiatra e professora da Escola de Medicina da renomada Universidade Stanford, aborda as novas descobertas sobre a busca pelo prazer, que tem causado mais sofrimento do que felicidade. No livro, ela explica o caminho para manter a dopamina em equilíbrio, demonstrando que é possível encontrar contentamento nas pequenas situações do cotidiano.
Número de páginas: 256
Ano: 2022
Seis substâncias para viver bem: Descubra como ativar os hormônios que nos trazem energia, equilíbrio, satisfação e autoconfiança
Nesta obra, David JP Phillips fala como as substâncias químicas do corpo (dopamina, ocitocina, endorfina, serotonina, cortisol e testosterona) podem influenciar as nossas decisões e emoções. Ele exemplifica que situações como ouvir rock ou correr ao ar livre podem liberar, de maneira natural, testosterona e endorfina, respectivamente. E ainda traz os malefícios do desequilíbrio desses hormônios e os benefícios para o corpo e para a mente, a partir desse conhecimento da “fábrica química do corpo”.
Número de páginas: 224
Ano: 2024
Por que ninguém me disse isso antes?: Ferramentas para enfrentar os altos e baixos da vida
Você também gostaria de saber maneiras para enfrentar as situações difíceis da vida? Embora não traga uma fórmula mágica, neste livro, a psicóloga Julie Smith apresenta, de maneira leve, um guia prático para ajudar o leitor a entender suas emoções: por que está sentindo e, como lidar com isso que está sentindo.
Número de páginas: 272
Ano: 2022
Desconstruindo a ansiedade: Um guia para superar os maus hábitos que geram agitação, preocupação e medo
Reunindo 20 anos de pesquisa sobre a ansiedade, o neurocientista, psiquiatra e professor da Universidade Brown, Judson Brewer, trata em seu livro como a ansiedade – para além das crises e desconfortos – pode afetar nossos comportamentos implicando em maus hábitos, como comer demais sem apetite, beber para relaxar, procrastinar ou simplesmente passar horas nas redes sociais. Apontando possíveis gatilhos que levam a esses comportamentos, o escritor propõe soluções eficazes baseadas em estudos e em suas vivências.
Número de páginas: 256
Ano: 2021
Estranhos a nós mesmos: Histórias de mentes instáveis
Apresentando histórias reais de cinco pessoas que recebem o diagnóstico de transtornos mentais, como depressão, anorexia, transtorno psicótico e transtorno bipolar, a jornalista Rachel Aviv questiona como a história contada por nós sobre transtornos pode influenciar a vivência e a identidade das pessoas. O livro foi premiado como um dos 10 melhores livros do ano pelo New York Times e Wall Street Journal.
Número de páginas: 304
Ano: 2023
TDAH 2.0: Os últimos avanços da ciência para lidar com o déficit de atenção e a hiperatividade – Estratégias para crianças e adultos
O livro, produzido pelos escritores Edward Hallowell e John Ratey, diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), aborda o transtorno de uma nova perspectiva destacando as qualidades e características, como a criatividade e a inovação, em vez de somente debater as dificuldades. Além disso, eles também exploram as novas abordagens de tratamento e as maneiras de potencializar aspectos positivos e minimizar os negativos.
Número de páginas: 199
Ano: 2024
Os tesouros que deixamos pelo caminho: Como aprender a lidar com nossos traumas pode nos lançar em um resgate da própria potência
O mais recente da lista, lançado em outubro de 2024, em “Os tesouros que deixamos pelo caminho”, a psicóloga Ediane Ribeiro debate como os traumas podem se apresentar de maneira sutil em nossas vidas. Ela acredita que, embora os traumas possam influenciar a nossa identidade e a maneira como nos relacionamos com outras pessoas, eles não nos definem. A autora é especialista em trauma e discute temas relevantes como hipervigilância, dissociação e traumas transgeracionais.
Número de páginas: 224
Ano: 2024
Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar: 1
A autora, nesta obra, traz uma narrativa pessoal. De ansioso para ansioso, Beth Evans compartilha suas experiências com depressão, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e ansiedade. Como um abraço aos leitores que passam pelas mesmas situações, ela estabelece um vínculo com o leitor detalhando situações do cotidiano de maneira bem-humorada.
Número de páginas: 192
Ano: 2018
A gente mira no amor e acerta na solidão
A autora, Ana Suy, psicanalista, professora universitária e pesquisadora, aborda neste livro a sua análise entre a relação do amor e da solidão. Ela detalha histórias vivenciadas em salas de aula e em sessões de análise, destacando a maneira como vivenciamos o que chamamos de amor. Segundo ela, a experiência embora seja única e individual, também é vivida com alguns outros.
Número de páginas: 160
Ano: 2022
Humano à sua maneira – Um novo olhar sobre o Autismo
Em um olhar humanizado e direcionado aos pais, educadores e profissionais, os autores Barry Prizant e Tom Fields-Meyer buscam abordar o autismo desvendando as causas emocionais do comportamento da criança e do adulto autista, em vez de suprimir os “sintomas”. Eles exploram o tema sob a perspectiva de que a linguagem social do autista é semelhante a um idioma estrangeiro, enfatizando que o transtorno não deve ser visto como uma doença, mas como uma forma única de ser humano.
Número de páginas: 336
Ano: 2023
O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
Nesta impactante obra, a mais antiga entre as opções da lista, o neurologista e narrador Oliver Sacks (in memoriam) conta histórias de pessoas que passaram pelo diagnóstico de transtornos mentais. No entanto, ele aborda de forma a destacar a maneira como essas pessoas preservaram a imaginação e construíram suas identidades morais únicas. Durante a trajetória do livro, Sacks detalha relatos clínicos de maneira envolvente, que marcam o leitor, humanizando a experiência de vida desses pacientes e abordando as novas perspectivas clínicas desses transtornos.
Número de páginas: 272
Ano: 1997
Sua história de amor
Em Sua história de amor, os psicólogos Kelly Paim e Bruno Luiz Avelino Cardoso, pioneiros nessa abordagem para casais no Brasil, fazem a reflexão de como as escolhas amorosas estão conectadas com nossas experiências passadas. Com base na teoria do esquema, eles demonstram como nossos relacionamentos podem ser influenciados por repetições de medo e inseguranças. O livro também é um guia de recursos para que o leitor consiga identificar esses padrões e mude os esquemas a fim de ter relações mais felizes e saudáveis.
Número de páginas: 104
Ano: 2022
Vencendo a depressão: Manual de Terapia Cognitivo-comportamental para Pacientes e Terapeutas
Destinado a pacientes, familiares e profissionais de saúde, o livro “Vencendo a depressão” é um manual organizado por especialistas em TCC (Terapia cognitivo-comportamental) e que oferta uma compreensão profunda do que é a depressão – um dos transtornos mentais mais comuns do mundo – e quais as técnicas mais efetivas voltadas ao tratamento da depressão. Apesar de ser também técnico, possui uma linguagem acessível e conta com exemplos práticos para todos os envolvidos no tratamento.
Número de páginas: 128
Ano: 2024
Vencendo a compulsão alimentar: Aprenda por que Você Come Compulsivamente e Como Parar
Com base em anos de pesquisa clínica e TCC, o psiquiatra Christopher Fairburn oferece uma abordagem no livro para que o leitor possa entender melhor sobre a compulsão alimentar, estejamos lidando por conta própria ou com ajuda profissional. Ele também apresenta um programa comprovado que apoia o paciente a manter hábitos alimentares saudáveis, evitar dietas rígidas e lidar com preocupações excessivas sobre a própria imagem corporal.
Número de páginas: 214
Ano: 2024
Referências: Amazon