Neste mês, dedicado à importância de abordar temas relacionados à saúde mental, separamos uma lista de livros que tratam o assunto de forma distinta

De forma depressa, a vida tendenciosamente passa em frente aos nossos olhos. Tudo muito rápido, acelerado, urgente, para ontem ou até semana passada. A falta de controle e de pausas, aos poucos, pode desencadear diversos sintomas em nosso corpo – afetando nossa saúde mental.

Após quase dois anos de pandemia – incluindo perdas, isolamento social, solidão, tristeza e desesperança – segundo um estudo realizado pela Fiocruz em conjunto com seis universidades do país, 40% da população brasileira apresentou sentimentos frequentes de tristeza e de depressão nesse período. Outros 50% apresentaram sentimentos de ansiedade e nervosismo.

Por outro lado, durante o ano de 2021, o hábito da leitura retornou às casas, mostrando que os livros também servem como companhia ao imaginário de quem quer, simplesmente, sair um pouco da realidade e acompanhar uma nova história.

É o que mostrou uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil em outubro do ano passado. Segundo estudos feitos pela Nielsen BookScan, ocorreu um aumento de 39% nas vendas de livros no Brasil. Entre janeiro e setembro, foram vendidos 36,1 milhões de exemplares. (Confira a matéria completa aqui).

JANEIRO BRANCO

Criado em 2014 no Brasil, Janeiro Branco é um movimento dedicado a chamar a atenção das pessoas para a importância da saúde mental. O mês foi escolhido justamente por ser o início do ano, quando as pessoas normalmente desenvolvem os objetivos a serem conquistados no novo ciclo. Quer saber mais sobre a campanha? Clique aqui!

Para ajudar você a conhecer melhor e entender sobre a importância de temas relacionados à saúde mental, separamos algumas dicas de leitura. Confira essa lista com 10 opções de livros que abordam a saúde mental de uma forma diferente:

Sociedade do cansaço

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Nesta obra, Byung-Chul Han mostra que a sociedade atual tem uma nova organização coercitiva: a violência neuronal. Se cobrando cada vez mais para ter resultados, as pessoas têm se tornado mais críticas e mais carrascas em suas ações. Essa nova ideologia tem despertado alguns sinais de depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout. O livro pode contribuir para o entendimento desses novos problemas do século 21.

Número de páginas: 136
Ano: 2015

Não aguento mais não aguentar mais

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Analisando a estrutura social na qual os Millennials foram criados e da qual fazem parte, a autora desta obra, Anne Helen Petersen, avalia como a Síndrome de Burnout pode afetar as nossas vidas.

Número de páginas: 351
Ano: 2021

Talvez você deva conversar com alguém

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Ouvir as angústias, os traumas, problemas e medos das pessoas pode ser, também, angustiante para o terapeuta. Você já pensou nisso? Neste livro, a terapeuta e autora, Lori Gottlieb, conta histórias reunidas a partir da sua experiência como terapeuta e também como paciente – relacionando uma história emocionante de autodescoberta, de afeto e coragem para o autoconhecimento.

Número de páginas: 448
Ano: 2020

Atenção plena Mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Quem estuda ou tem curiosidade sobre técnicas de meditação, já deve ter ouvido falar sobre a atenção plena ou mindfulness. Ela é considerada não só uma técnica, mas um estilo de vida em dar plena atenção para o presente, observando seus pensamentos do agora, sem julgamentos ou críticas.  O livro dos autores Danny Penman e Mark Williams estimula o leitor a entender melhor a si mesmo para lidar com os desafios diários – com calma e liberdade.

Número de páginas: 208
Ano: 2015

Meus tempos de ansiedade

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Scott Stossel, autor deste livro, trata, a partir da sua própria experiência com a ansiedade, o tema de forma íntima – contando seus relatos e vivências – e também argumentos de autoridades com perspectivas médica e filosófica. Além disso, a obra ainda entre ao leitor maneiras de tratar a ansiedade e administrar seus efeitos incapacitantes.

Número de páginas: 520
Ano: 2014

Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Com apenas 64 páginas, este livro traz reflexões sobre o autocuidado. “Será que ninguém vai ficar ressentido se eu for bondoso comigo mesmo?” “O que vão pensar de mim se eu cuidar de mim mesmo (a)” são algumas das questões que nos rodeiam quando lembramos de nós mesmos.

Número de páginas: 64
Ano: 2015

O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Shonda Rhimes – criadora e produtora de diversas séries como Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal – é a autora deste livro. Na obra, ela conta como detalhes do ano em que ela decidiu dizer sim para as oportunidades – deixando a timidez de lado e dizendo sim para o autocuidado e o empoderamento. Um relato bem-humorado de uma história de amor próprio.

Número de páginas: 256
Ano: 2016

A voz na sua cabeça

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

Todos nós temos uma voz interna. Neste livro, do neurocientista e psicólogo Ethan Kross, há relatos de histórias reais e pesquisas científicas sobre as conversas com nós mesmos. No decorrer da obra, o autor demonstra como essa voz pode nos sabotar e também explica como programa-la para que ela seja mais eficaz durante a vida.

Número de páginas: 240
Ano: 2021

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

O livro descreve diversas cartas – escritas por Alexandre, que é um psicólogo e terapeuta familiar. Os remetentes das cartas são os sentimentos que todos nós usufruímos, como a saudade, a tristeza, o medo e a esperança, além de outros. Estas cartas conversam com a sensibilidade do leitor, com a vontade de se aceitar e de viver uma vida mais autêntica.

Número de páginas: 192
Ano: 2020

A Redoma de vidro

livros sobre saúde mental
Ilustração/Amazon

A autora Sylvia Plath relata, neste romance, os sentimentos de uma pessoa que enfrenta a depressão. O livro se passa nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A protagonista do livro, Esther Greenwood, vivia um dos melhores momentos de sua vida entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. Apesar do ano, o livro mantém-se atual pelo tema discutido: o empoderamento feminino e o tratamento da depressão.

Número de páginas: 280
Ano: 1963/2019

*Vale ressaltar que qualquer sintoma relacionado à saúde mental deve ser tratado e acolhido por um profissional da área capacitado.

*A leitura serve apenas para conhecimento e curiosidade, não como diagnóstico de qualquer sintoma.

Fontes: Janeiro Branco, Agência Brasil e plataformas de vendas.

Saiba mais: 12 livros que falam de saúde e medicina que você não pode deixar de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *