Colaboradores da Unimed Paraná palestram durante o 4º Congresso de Gestão e Inovação

Ocorrido em São Paulo, o Congresso de Gestão e Inovação reuniu diferentes setores do país

Congresso de Gestão e Inovação
(Foto: Divulgação/Unimed do Brasil)

Dos dias 2 a 4 de abril, foi realizado o 4º Congresso de Gestão e Inovação da Unimed do Brasil, em São Paulo. Durante a programação, três colaboradores da Unimed Paraná estiveram entre os palestrantes, contribuindo com o debate e compartilhando experiências e cases. Além deles, gestores e dirigentes da Federação paranaense também prestigiaram o encontro.

congresso
(Foto: Divulgação/Unimed do Brasil)

No segundo dia de evento, o especialista do Núcleo de Inteligência a Informações (NIIS), Marcelo Dallagassa, participou da palestra sobre o “Modelo Assistencial Integrado: desafios do Sistema Unimed”, que contou com a moderação de Luís Francisco Costa, assessor da presidência da Unimed do Brasil e ex-diretor da Unimed Paraná.

Dallagassa apresentou, inicialmente, os reptos da saúde e o aumento da utilização dos serviços em saúde, juntamente com o impacto das novas tecnologias no setor. Também exemplificou em sua apresentação os desafios e alguns exemplos de aplicações de um novo modelo assistencial integrado, em busca da qualidade e sustentabilidade do negócio, da mudança da percepção do paciente no centro do cuidado e de um sistema integrado (interoperabilidade).

“O ponto principal da apresentação foi discutir o modelo assistencial integrado, diferente do que usamos atualmente, para tratar todas as operações focadas no paciente”, explica.

Congresso 2
(Foto: Divulgação/Unimed do Brasil)

Com o tema “Cuidados paliativos e terminalidade: o valor da vida”, no terceiro dia de evento, a enfermeira dos Cuidados Continuados da Gestão de Serviços Personalizados em Saúde, Hanayara Duarte da Silva, pôde apresentar o Programa de Cuidados Continuados da Unimed Paraná, como um modelo de gestão interconsultora em cuidados paliativos no Sistema Unimed Nacional.

Ela falou sobre os objetivos do programa, o formato de trabalho, indicadores operacionais e de qualidade, além dos resultados financeiros conquistados no ano de 2023, incluindo a metodologia utilizada para o cálculo.

“Apresentei, também algumas ações já programadas para as nossas Singulares neste ano e as conquistas que tivemos pelo Programa, como a sala de acolhimento criada na sede da Unimed Paraná para a recepção de pacientes e familiares”, acrescenta Hanayara.

Congresso de Gestão e Inovação
(Foto: Divulgação/Unimed do Brasil)

Já no terceiro dia de evento foi a vez do médico Luiz Henrique Picolo Furlan, da Avaliação de Tecnologias (ATS) e Valor em Saúde, que contribuiu com a palestra “Rol de procedimentos: a incorporação de novas tecnologias e seu impacto na saúde suplementar”. Ele falou sobre a evolução do processo de ATS na atualização da lista de cobertura do ROL da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e nas brechas que a Lei 14.454 deixou, “obrigando a cobertura de procedimentos não inclusos no ROL desde que tenham comprovação de eficácia, porém não estabelecendo a necessidade das avaliações econômicas”, disse.

Segundo ele, o processo de ATS e incorporação de tecnologias dentro do Sistema de Saúde Público e Suplementar precisa ser aprimorado, dando ênfase às análises econômicas que darão maior precisão sobre os impactos financeiros dessas novas tecnologias. Desde 2022, quando o processo de atualização do ROL passou a ser contínuo, os custos assistenciais têm aumentado crescentemente, o que acabou tensionando o modelo de financiamento pelo mutualismo. “Com a maior progressão dos custos assistenciais, os planos de saúde tendem a ficar cada vez mais caros e menos acessíveis à população brasileira”, explica. Além dos custos assistenciais, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2023 mostram que a renda familiar média brasileira está em torno dos R$ 3 mil – sendo outro fator limitante para aquisição de planos de saúde.

“Precisamos fortalecer a eficiência alocativa de recursos em saúde e sensibilizar a sociedade, os médicos-cooperados e o judiciário sobre o fato de que os recursos em saúde são finitos e as escolhas de alocação precisarão ser cada vez mais criteriosas”, finaliza.

Participação da Unimed Paraná

Além dos três palestrantes, a Federação ainda foi representada pelos diretores Faustino Garcia Alferez (Saúde) e Omar Genha Taha (Desenvolvimento e Inovação), além dos gerentes Lucia Cristina Manoel de Macedo (Operações e Regulação em Saúde), Arianne Villanova Almeida Gaio (Atenção à Saúde), Willians Dalpin (Administrativa), Amanda Meira Gomes Diniz (Intercâmbio e Rede Prestadora), Antonio do Amaral Junior (Desenvolvimento e Estratégia), os coordenadores Marcelo Amaro dos Santos (Programas de Gestão em Saúde), Luiz Antonio Bonan (Gestão de Negociação e Valor em Saúde), e o assessor de Inovação Luiz Gustavo Comeli.

Confira mais notícias da Unimed Paraná: Plataforma permite aproximação de pacientes e profissionais de saúde

SHARE