Como a mudança de estações pode afetar o humor? Conheça o Transtorno Afetivo Sazonal

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Transtorno Afetivo Sazonal está relacionado à mudança de estações

Você já ouviu falar do Transtorno Afetivo Sazonal? Também chamado de depressão sazonal ou de inverno, ele se apresenta como sintomas da depressão relacionados às mudanças climáticas que acompanham as estações, acometendo ao menos 1% da população.

Transtorno afetivo sazonal
(Foto: Reprodução/Freepik)

Isso ocorre por conta de alterações nos neurotransmissores, especialmente pela diminuição de melatonina e serotonina, e ao contrário do que muitos pensam, o transtorno afetivo sazonal é uma realidade também fora dos lugares muito frios. Ele ocorre em determinadas épocas do ano, sendo mais frequente na passagem do verão para o outono e depois o inverno. No Brasil, por exemplo, os meses de março e de junho são de atenção.

Nesta Conversa Ampla, a psicóloga residente do Hospital Cajuru Aline Oliveira dos Santos explica os sintomas. Com características semelhantes às da depressão, é necessário o tratamento profissional por um psicólogo qualificado.

Dicas para lidar com transtornos depressivos

  • Fique atento a você mesmo. Caso perceba algum prejuízo no seu rendimento profissional, nas relações sociais e no autocuidado, talvez esteja ocorrendo um problema.
  • Procure verbalizar que não está se sentindo bem às pessoas próximas e confiáveis.
  • Ao procurar ajuda, busque se engajar com o tratamento.
  • Dedique-se ao seu bem-estar. Ninguém poderá fazer isso por você.

Veja também: Depressão: conheça os fatores que contribuem para o tratamento

SHARE