Depressão: conheça os fatores que contribuem para o tratamento

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Assista também: Depressão: sintomas e tratamento

Psicoterapia é sempre recomendada no tratamento da depressão

Encerrando a série de entrevistas sobre depressão, o assunto hoje são as formas de tratamento. Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Chaiany Philippsen relembra os três tipos de depressão e indica como as pessoas podem ser tratadas, de acordo com o grau do transtorno. A psicoterapia é sempre recomendada, com auxílio de medicação, quando for o caso, indicada por um psiquiatra. Ela destaca a importância da rede de apoio e outros métodos, como a prática de atividade física e terapia ocupacional, com resultados satisfatórios nos tratamentos.

Dicas para apoiar alguém com depressão

  • A depressão é, de fato, uma doença. Ela não pode ser minimizada e tratada como se fosse algo passageiro “naturalmente”.
  • É um erro comum achar que a pessoa não tem vontade de se curar. Frequentemente, há dificuldades também nisso.
  • Ofereça apoio, converse, escute, acolha e encaminhe para ajuda profissional sempre que alguém disser que não está se sentindo bem, que está ansioso, triste demais ou sem vontade de realizar atividades cotidianas.
  • A ajuda deve vir sempre de profissionais especializados, iniciando o tratamento pelo psicólogo ou psiquiatra. Um deles encaminhará ao outro no devido tempo.

Saiba mais sobre o tema

Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamentos:

Para saber mais sobre a depressão e seus impactos em em diferentes momentos da vida:

SHARE