Valor em saúde: o que o VBHC muda para médicos e pacientes, com Luiz Henrique Furlan

O que os novos modelos de remuneração significam para os médicos? E o que deve mudar nos próximos anos? Confira, nesta edição do Podmed, com o médico Luiz Henrique Furlan, da Unimed Paraná

O que significa valor em saúde? Mesmo quem nunca teve contato com o conceito de Value-Based Healthcare (VBHC) pode responder a essa pergunta. Basta lembrar da última vez em que você foi ao médico.

Como pacientes, desejamos um atendimento de qualidade. Baseado em evidências científicas, sem exposição a riscos desnecessários e com resultados significativos. E é em busca de estimular essa entrega de valor que cada vez mais instituições estão investindo em um novo modelo de remuneração médica, baseado na pertinência dos resultados.

Hoje, o modelo dominante na saúde suplementar é o fee for service ou, em português, de pagamento por serviço. Quanto mais exames, consultas e cirurgias, maior a remuneração do profissional, independentemente da pertinência da intervenção ou de seu impacto na saúde do paciente.

No entanto, uma maior quantidade de procedimentos não garante mais resultados. Inclusive, frequentemente resulta em mais riscos ao paciente, que vão da realização desnecessária de procedimentos invasivos ao maior tempo de internação e risco de contrair infecções hospitalares.

Em contraponto ao fee for service, cada vez mais instituições — incluindo Unimeds do Estado do Paraná — investem em projetos de remuneração baseada em valor. Esse modelo valoriza um cuidado pertinente, em que diminuem os desperdícios, permitindo que o profissional receba remuneração adicional de acordo com o valor entregue por meio de sua intervenção.

Leia também: Os desafios e benefícios da remuneração baseada em valor

Na edição desta semana do Podmed, a jornalista Natalie Vanz Bettoni conversa com o médico Luiz Henrique Furlan, da Unimed Paraná, para entender mais sobre o VBHC e demais modelos de remuneração médica. O que mudará para os médicos? E para os pacientes? E como as Unimeds paranaenses estão atuando em busca desses avanços?

As respostas a essas e outras perguntas você confere no episódio, por meio do YouTube ou do Spotify.

 

Para ampliar a conversa sobre valor em saúde

Confira as notícias sobre a saúde baseada em valor no Sistema Unimed Paranaense, incluindo iniciativas, anúncios de webinares e mais no Canal Unimed.

SHARE