Covid-19: ida ao cemitério durante Finados requer cuidados

Sesa orienta moradores sobre cuidados com a Covid-19 durante visita ao cemitério no dia de Finados

O dia 2 de novembro é marcado pelo Dia de Finados, em que tradicionalmente centenas de curitibanos vão aos cemitérios da cidade para prestar uma homenagem aos entes queridos que já se foram. Porém, ainda sob a pandemia de Covid-19, é fundamental seguir todas as medidas de segurança e evitar a aglomeração nesses locais.

Leia também: Números atualizados do novo coronavírus no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma Nota Orientativa, de nº 52, para estabelecer recomendações aos cidadãos e, inclusive, aos gestores dos cemitérios. “É fundamental que os municípios e gestores dos cemitérios garantam a abertura desses espaços minimamente de 31 de outubro a 4 de novembro em horários estendidos, e orientem a população que a visita aos cemitérios seja antecipada ou postergada, para que o fluxo de pessoas seja diluído ao longo de mais dias que não apenas no dia 2 de novembro”, pontua.

A nota traz, ainda, a proibição de limpeza e manutenção dos túmulos e jazigos no feriado e o consumo de comidas e bebidas nos cemitérios. Os serviços de ambulantes e vendas em frente aos locais estão proibidos para evitar aglomerações. Crianças e pessoas de grupos de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) não devem frequentar os cemitérios no próximo final de semana e dia de finados.

Prevenção

Embora a pandemia já se estenda por meses, a Sesa reforça que as principais medidas de prevenção seguem as mesmas e encontram-se compiladas em quatro pilares fundamentais: distanciamento físico, higiene de mãos, limpeza e desinfecção e comunicação e orientações gerais de prevenção.

Além destas orientações, é obrigatório por força de lei o uso de máscara facial em todo o território paranaense. 

Com informações da SESA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *