Confira quais são as novas orientações do Ministério da Saúde para o tempo de isolamento para pacientes diagnosticados com Covid-19
Recentemente, o Ministério da Saúde estipulou novos protocolos de isolamento para pacientes diagnosticados com caso leve ou moderado de Covid-19. Conforme as características da pandemia foram mudando – devido às novas cepas e à vacinação -, pesquisas sobre o tempo que o paciente pode transmitir a doença foram realizadas para atualizar tais protocolos.
Leia também: Tire todas as suas dúvidas sobre a gripe
Desta forma, pelas novas recomendações do ministério, foram previstos três intervalos diferentes para o isolamento dos infectados. Esse período passa a contar do início dos sintomas, e não da obtenção do resultado do exame positivo.
Isolamento de 5 dias
Esse período é valido para o paciente que, ao fim do quinto dia de isolamento:
- Não apresentar sintomas respiratórios ou febre há pelo menos 24 horas;
- Não tiver utilizado antitérmicos há pelo menos 24 horas;
- Testar negativo com exames de PCR ou antígeno;
Mesmo se testar negativo, o indicado é que o paciente continue a adotar as medidas adicionais, como trabalhar de casa se puder, e usar máscara corretamente. Caso o teste dê positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.
Isolamento de 7 dias
Ao fim de sete dias, é possível sair do isolamento, sem necessidade de realizar teste, o paciente que:
- Não estiver com sintomas respiratórios ou febre por pelo menos 24 horas;
- Não tiver tomado antitérmico há pelo menos 24 horas;
Se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no sétimo dia, o indivíduo deve seguir outras orientações. Caso a pessoa teste negativo no sétimo dia, pode sair do isolamento, desde que o exame seja de PCR ou antígeno, e desde que aguarde 24 horas sem sintomas respiratórios ou febre e sem uso de antitérmico.
Isolamento de 10 dias
Se o teste der positivo no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia é necessário:
- Estar sem sintomas respiratórios e sem febre por pelo menos 24 horas;
- Não ter utilizado antitérmico por pelo menos 24 horas;
Fonte: Agência Brasil