No combate à Covid-19, 20 mil máscaras de tecido estão sendo distribuídas em Cascavel por meio da ação “Máscaras pela Vida”. Trata-se de uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável da cidade (Codesc), patrocinada pela Unimed Cascavel.
Leia também: Números atualizados do novo coronavírus no Paraná
“O saldo desse trabalho está sendo superpositivo. A gente sabe da responsabilidade de voltar a fazer a economia girar, mas também temos a responsabilidade de voltar com cautela. Grande parte da população está sendo conscientizada sobre a importância de usar a máscara. É muito importante essa união das entidades dentro do Conselho de Desenvolvimento. Muitas delas, a exemplo da Unimed Cascavel, deram até verbas para a aquisição das máscaras”, elogia Alci Rotta Junior, presidente do Codesc.
Até o dia 20 de junho, a campanha também promoverá a conscientização da população quanto às outras normas de segurança incentivadas por autoridades médicas. O trabalho conta com técnicos e acadêmicos da área da saúde. “Durante a ação, várias pessoas relatam a gratidão por receberem o acessório de proteção, já que muitas não têm condições de adquirir”, avalia Luana Boaria de Oliveira, colaboradora do setor de Sustentabilidade da Singular.
Ações sociais
Mesmo diante de uma situação de isolamento social, a Unimed Cascavel acredita que a união em torno de um ideal que promova o bem às pessoas pode fazer a diferença na vida de muita gente. Acreditando nessa união, a cooperativa de saúde entregou cestas básicas, kits de higiene e bombons para famílias de crianças participantes do Coral Rouxinol da Unimed Cascavel. A iniciativa beneficiou mais de 150 pessoas.
Além disso, o público interno da Singular também foi beneficiado por uma ação de cuidado diante da Covid-19. Na primeira semana de abril, máscaras de tecido foram entregues aos colaboradores, gerentes, superintendentes, diretores e trabalhadores terceirizados. Foram entregues 560 máscaras (duas unidades por pessoa), por meio de uma parceria com a Uopeccan (Hospital do Câncer).
Devido à pandemia, a Unimed Cascavel também reforçou o incentivo para que colaboradores da Singular doem sangue, já que, mesmo com as medidas de isolamento social, a demanda por sangue se mantém nos hospitais, o que tem resultando na baixa dos estoques. De março para abril, o número de doadores voluntários da cooperativa aumentou cinco vezes.
EPIs
A demanda mundial de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem levado à falta dos itens para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavíurus. Atenta à causa, a Unimed Cascavel distribuirá nos próximos dias quase 60 mil EPIs, entre máscaras cirúrgicas triplas com elástico, máscaras KN95 e protetores faciais. Os itens serão entregues aos hospitais credenciados com maior volume de atendimento, já em alusão ao Dia C – Dia de Cooperar.
Cooperando com Palavras
Mesmo com o isolamento social, a solidariedade vem encontrando campo fértil para se multiplicar durante a pandemia de Covid-19. Para a Unimed Cascavel, novas maneiras de ajudar os necessitados surgem como alternativa diante da suspensão das atividades voluntárias presenciais que a cooperativa sempre promove para a comunidade.
Em alusão ao Dia das Mães (10), a cooperativa realizou a ação “Cooperando com Palavras”. Por meio de cartas, mensagens de solidariedade, carinho, atenção e amor foram entregues aos moradores do Condomínio do Idoso. As mensagens foram escritas por colaboradores que participam como multiplicadores do Jeito de Cuidar Unimed.
Entregas
As cartas cheias de carinho foram entregues a 23 idosas, que também ganharam uma flor e um álcool em gel. Além delas, 26 idosos também receberam cartas, uma planta e um álcool em gel. “Na carta que escrevi, tentei reforçar que, neste momento, os moradores do Condomínio do Idoso precisam pensar na importância que cada um deles tem para o convívio dentro da entidade, já que é a companhia deles mesmos que serve de amparo. Outro ponto que escrevi foi para tranquiliza-los, pois aqui fora há pessoas olhando por elas e, por isso, elas não precisam se sentir sozinhas”, disse Gessica Branchi, colaboradora do Núcleo de Processos de Unimed Cascavel.
Esta ação faz parte de uma das atividades propostas para a celebração do Dia de Cooperar, que tem como lema “atitudes simples movem o mundo” e que, neste ano, traz a cooperação de uma forma mais intensa, ainda que de forma virtual.
E-commerce
No mês de abril, quando as medidas de isolamento social e os riscos da Covid-19 começaram a se tornar mais severos, a cooperativa passou a oferecer uma condição especial para contratações de planos pela internet. A plataforma de e-commerce foi colocada em funcionamento com fácil navegabilidade e extremamente confiável. Com ela é possível simular, personalizar e escolher o melhor plano, sem precisar sair de casa.
Entre 1º e 31 de abril, quem usou a plataforma de e-commerce para contratar um plano de Pessoa Física teve 15% de desconto na primeira mensalidade. Foi uma forma inovadora de aumentar a carteira e possibilitar que um número maior de pessoas passassem a ter acesso à excelência da maior cooperativa de saúde do mundo, sempre com a credibilidade que identifica a Unimed Cascavel, Singular com nota máxima em excelência no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Atendimento on-line
Mesmo no mundo virtual, às vezes é preciso ter alguém para responder dúvidas. Na Unimed Cascavel, esse alguém tem nome: JULIA é a personagem virtual criada pela Unimed Federação do Paraná para prestar uma série de serviços por meio de um chatbot que já está em funcionamento.
A JULIA trabalha pelo WhatsApp (24 horas por dia, sete dias por semana). O beneficiário adiciona o número 0800 041 4554 e envia uma mensagem. A resposta chega rapidinho para:
• Esclarecimentos e triagem sobre a Covid-19
• Demonstrativo de Imposto de Renda
• Liberação de guias
• Consulta de solicitações
• Guia médico
• Segunda via de boletos
• Cartão virtual
• Extrato de coparticipação e de utilização
Fique em casa
Outras ferramentas não presenciais também estão em prática:
• Ouvidoria – Ao adicionar o número (45) 3220-7173 no telefone celular, o beneficiário pode usar o WhatsApp para enviar mensagens e dar início ao atendimento no setor de Ouvidoria da Singular. Caso prefira, também é possível acessar o site (www.unimedcascavel.coop.br/ouvidoria) ou enviar e-mail para ouvidoria@unimedcascavel.coop.br.
• APP Unimed Cliente – Ao baixar o aplicativo, o cliente passa a ter acesso às informações e aos serviços essenciais do plano de saúde contratado, a exemplo do cartão virtual, segunda via de boleto, guia médico, liberação de guias por foto, demonstrativo para declaração de Imposto de Renda e muito mais.
• Serviço de atendimento
ao Cliente (SAC) – Inclui um canal para sanar
dúvidas sobre a Covid-19.
0800 041 4554 (24 horas)
0800 642 2009 (exclusivo para deficientes auditivos)
(45) 3220-7000
WhatsApp:
0800 041 4554
www.unimedcascavel.coop.br/faleconosco
• SOS Unimed e Unimed fone – 0800 942 0000 (para os beneficiários que têm o serviço contratado)
Integração digital
Medidas inovadoras que já vinham sendo adotadas pela Unimed Cascavel se tornaram ainda mais importantes diante da Covid-19. Desde o início de 2020 a Singular substituiu o modelo presencial de integração de novos colaboradores por um formato digital. A apresentação de todos os setores da cooperativa passou a ser feita por vídeos, todos disponibilizados em uma plataforma de Ensino a Distância (EAD). “Temos a Melhoria Continua com uma das competências essenciais para os nossos colaboradores. A implantação da plataforma digital vem para inovar a formação corporativa desses profissionais, que podem conhecer mais sobre o negócio de uma forma mais digital e inédita. Isso se tornou muito útil neste momento de pandemia, em que nem poderíamos aglomerar os novos colaboradores para um curso dentro do auditório”, explica Silmara da Silva Francisco, do setor de Gestão de Pessoas da Singular.
Cooperativismo EAD
A Unimed Cascavel também é pioneira em oferecer a modalidade EAD para o curso de Ética em Cooperativismo e integração de novos cooperados. Em maio, novos médicos de várias especialidades que passaram a integrar a cooperativa utilizaram a plataforma digital para conhecerem o modelo de negócio cooperativista.