O dispositivo conhecido como Papa Cartão promove um sistema de coleta seguro para o descarte sustentável de cartões na Unimed Ponta Grossa

A Unimed Ponta Grossa começou a disponibilizar a máquina Papa Cartão – com descarte sustentável de cartões – para integrar as ações de sustentabilidade da cooperativa. A técnica utilizada tritura instantaneamente os cartões vencidos e sem validade para serem transformados em novos materiais, aumentando o ciclo de vida do plástico e sendo uma das formas de preservar o meio ambiente.

O Papa Cartão surgiu como uma oportunidade de incrementar as práticas de responsabilidade ambiental da cooperativa. “Todos os anos fornecemos cartões aos nossos beneficiários e entendemos que o descarte inadequado tem um impacto ambiental negativo em virtude do material que é constituído e sua lenta degradação na natureza”, explica a diretora de Mercado e Desenvolvimento Michele Cação Ribeiro.

Descarte consciente

Os cartões de PVC que são descartados de forma incorreta podem levar cerca de 500 anos para se decompor na natureza. O baixo percentual de descarte adequado causa grande impacto ambiental. Para a diretora de Mercado e Desenvolvimento, além da destinação e processamento sustentável do material, o objetivo de trazer o Papa Cartão é de promover a conscientização ambiental. “Nossa ideia é despertar e consolidar na comunidade esse senso de pensamento ambiental e de que mesmo pequenos gestos têm relevância para a sustentabilidade geral do planeta”, ressalta Michele.

Veja também: Descarte consciente das sobras de medicamentos

O PVC é um material 100% reciclável. Com os cartões coletados e descaracterizados, é possível transformá-los em novos materiais, como capas de agenda, blocos de anotações, pranchetas e em novos cartões.

O programa de reciclagem de cartões começou em 2012 e está presente em 200 pontos distribuídos pelo Brasil. Já foram mais de três milhões de cartões coletados e reciclados.  De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de PVC, foram geradas mais de 134,2 mil toneladas de cartões de PVC somente no ano de 2014. Apenas 20 % desse percentual (22,9 mil toneladas) foram reciclados.

O Papa Cartão está instalado na recepção da sede administrativa da Unimed Ponta Grossa, na Rua General Carneiro, 873.  O equipamento está disponível para o uso de beneficiários e também de toda comunidade.

Como os cartões descaracterizados podem ser reaproveitados posteriormente?  Veja exemplo:

  • 12 cartões: produção da capa de um bloco de anotações; 
  • 36 cartões: produção da capa de uma agenda;
  • 42 cartões: produção de uma prancheta.

Veja também: Aprenda a fazer caldo de legumes usando sobras de alimento

Fonte: Unimed Ponta Grossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *