Dicas de saúde: como os homens podem prevenir o HPV

O urologista Michel Cotait Neto, da Unimed Foz do Iguaçu, destaca a importância da vacinação masculina para prevenir o HPV

Urologista Michel Cotait Neto, da Unimed Foz do Iguaçu
  • Nome completo: Michel Cotait Neto
  • Especialidade: Urologia
  • Singular: Unimed Foz do Iguaçu
  • Tempo de profissão: médico há 11 anos e Urologista há 4 anos

A importância da vacinação dos homens para prevenir o HPV

O urologista Michel Neto explica que o HPV (Papilomavírus Humano) é associado a verrugas, e na região genital está diretamente relacionado a três tipos de câncer: útero, ânus e pênis. “Como o vírus pode demorar anos até se manifestar (através das verrugas), existe o risco de transmissão tanto no homem quanto na mulher”, pontua, ao lembrar que o homem atua como um importante transmissor do vírus, aumentando principalmente a chance de câncer de colo uterino nas suas parceiras sexuais. “O uso do preservativo, apesar de proteger contra inúmeras outras DSTs, não protege 100% contra o HPV, pois as áreas expostas podem transmitir a doença”, completa.

Dicas de saúde: como manter o bom funcionamento dos rins

De acordo com o médico, atualmente ocorre uma maior disseminação do HPV principalmente pelo início precoce da vida sexual, além do aumento do número de parceiros da população em geral. Por isso, a prevenção através da vacina ganha cada vez mais destaque. “Quanto mais cedo for aplicada a vacina, maior a proteção, sendo indicada principalmente antes do início da atividade sexual. Mas, cabe ressaltar que há significativa melhora também nos casos que já tiveram contato com o vírus, com diminuição importante das recidivas”, afirma.

A vacina é fornecida gratuitamente pelo SUS para meninos de 11 a 14 anos, e para portadores de HIV a faixa etária vai dos 9 aos 26 anos. Caso esteja fora da faixa etária para recebimento gratuito da vacina, a recomendação é procurar a imunização no sistema privado de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *