Dicas de saúde: conheça os implantes absorvíveis

O ginecologista e obstetra Jarbas Barbeta, da Unimed Oeste do Paraná, fala sobre os implantes absorvíveis e suas indicações

Ginecologista e obstetra Jarbas Barbeta, da Unimed Oeste do Paraná

Nome completo: Jarbas Barbeta

Especialidade: Ginecologia e obstetrícia; Ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Singular: Unimed Oeste do Paraná

Tempo de profissão: 37 anos

Implantes absorvíveis

O médico Jarbas Barbeta explica, no Dicas de Saúde, como funcionam os implantes absorvíveis. “Usar o implante como método contraceptivo é apenas uma das funções desse medicamento, já que eles também são usados para tratamento hormonal principalmente no período da menopausa”, pontua, ao destacar que a reposição hormonal via implante absorvível também trata a endometriose e pode controlar os efeitos da TPM.

Dicas de saúde: não espere ter sede para beber água

Em comparação às pílulas contraceptivas, Barbeta afirma que os efeitos colaterais do implante são menores. “Com o implante, não submetemos o corpo ao fenômeno de primeira passagem hepática. Ou seja, quando ingerimos o medicamento via oral, a dosagem é diferente daquela que administramos pelo implante absorvível, que é liberada gradualmente, trazendo menos efeitos colaterais”.

Por fim, o médico relembra a importância da avaliação médica prévia para saber se pode usar ou não os implantes absorvíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *