Dicas de saúde: o que é a saúde e como cultivá-la

A médica da família e homeopata, Maria Carolina Magalhães Serra, fala sobre o que é a saúde e os três estados que merecem atenção na busca por uma vida saudável

Médica da família e homeopata Maria Carolina, cooperada da Unimed Norte Pioneiro.

Nome: Maria Carolina Magalhães Serra

Especialidades: Medicina de Família e Comunidade; Homeopatia

Singular: Unimed Norte Pioneiro

Tempo de profissão: Em atuação desde 2003 

Dicas de saúde: principais causas de infarto

O que é a saúde?

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde não é meramente a ausência de doença ou enfermidade, mas sim um estado de completo bem estar físico, mental e social.  Logo, para reconhecermos nosso estado de saúde, a médica Maria Carolina Magalhães Serra chama atenção para três estados: físico, mental e social.

Estado Físico

O estado físico diz respeito ao que o nosso corpo no âmbito fisiológico está vivenciando. “Dedique um momento do seu dia para observar e escutar os sinais que seu corpo está tentando lhe mostrar. Este momento pode ser ao acordar, ao deitar-se ou então naquele instante em que sente um desconforto”, explica Maria Carolina, ao lembrar da importância de cuidar do corpo. “Cuide desse corpo com a inclusão de hábitos saudáveis de vida, como por exemplo, uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”.

Estado Mental

É o estado que ser refere às funções cognitivas e emocionais. De acordo com a médica, é importante se observar para se entender. “Observe como anda sua concentração e raciocínio, observe como está a sua ansiedade, depressão ou medos. Dedique um tempo para reconhecê-los e, se forem desconfortáveis ou não lhe trazem paz, inicie um movimento pessoal diferente. Reconheça a situação e busque ajuda”.

Estado Social

É como nos relacionamos com nossa comunidade, família, colegas, amigos e as redes sociais. “Observe esses relacionamentos e reflita sobre a importância real de cada um. Tome consciência dessas relações e esteja atento ao que elas despertam em você. Cultive solidariedade, compaixão, sinceridade e amor ao próximo”, completa a médica da família.

Por fim, Maria Carolina lembra sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nesses três estados citados. “Podemos observar que uma doença causada por um vírus é capaz de adoecer o nosso corpo e, ainda, é capaz de nos abalar mentalmente antes mesmo de entrarmos em contato com ele. Além disso, está modificando profundamente a maneira que nos comportamos em sociedade”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *