Dicas de saúde: principais causas de infarto

A cardiologista Caroline Langaro, da Unimed Pato Branco, explica quais são as principais causas de infarto

Nome completo: Caroline Langaro

Especialidade: Cardiologista

Singular: Unimed Pato Branco

Tempo de profissão: 5 anos

Leia também: como prevenir a queda dos idosos

Principais causas de infarto

Aterosclerose

A aterosclerose é a principal causa de infarto e é causada principalmente pelo consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gorduras ruins, e alimentos industrializados, o que favorece a inflamação nos vasos e formação de placas de gordura na parede das artérias, impedindo o fluxo sanguíneo normal e causando o infarto.

Pressão alta

A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, pode favorecer o infarto por que devido ao aumento da pressão sanguínea dentro das artérias, o coração passa a trabalhar mais, engrossando a parede das artérias e, assim, dificultando a passagem de sangue.

Diabetes

As pessoas com diabetes possuem mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares, já que normalmente associada à diabetes há aterosclerose e hábitos de vida não saudáveis, como alimentação não balanceada e e falta de exercícios físicos.

Obesidade

A obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, isso porque é uma doença caracterizada pelo sedentarismo e consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura, o que favorece o desenvolvimento de diversas doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão, que favorecem a ocorrência do infarto.

Tabagismo

O uso frequente e constante do cigarro pode levar à inflamação na parede dos vasos sanguíneos e consequente enrijecimento, o que faz com que o coração trabalhe mais, favorecendo o infarto, além de AVC, trombose e aneurisma. Além disso, o cigarro promove uma maior absorção do colesterol e, assim, estimula a produção de novas placas de gordura, ou seja, favorece a aterosclerose.

Uso de drogas e álcool

Tanto o uso de drogas ilícitas como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem aumentar as chances de se ter um infarto devido ao aumento da pressão arterial. Agende sua consulta e cuide da sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics