Dicas de saúde: qual a alimentação adequada na quimioterapia?

A hematologista Flávia Mantine, da Unimed Apucarana, dá dicas de alimentação adequada para quem está realizando quimioterapia contra o câncer

Nome completo: Flávia Mantine

Especialidade: Hematologista

Singular: Unimed Apucarana

Tempo de profissão: 8 anos de formação e 1 ano de hematologia

Dicas de saúde: como prevenir e tratar a obesidade

Como deve ser a alimentação de quem realiza quimioterapia?

Uma alimentação nutritiva é vital para que o organismo funcione melhor. E no caso das pessoas que estão enfrentando o tratamento contra um câncer, a boa nutrição é ainda mais importante.

Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários. Uma boa regra é ingerir diferentes tipos todos os dias. Para manter o organismo forte, a alimentação deve conter porções diárias de verduras e legumes, carboidrato e proteínas animal e vegetal.

Carnes

Não há restrição em relação aos tipos de carnes. É permitida a ingestão de carne de boi, de porco, de frango ou peixe, mas o importante é o cozimento. Alimentos bem cozidos ou não crus evitam contaminações por vírus, bactérias, fungos e até parasitas que podem vir a gerar infecções.

Verduras e Legumes

Já em relação a legumes, cabe o mesmo princípio: desde de que sejam bem cozidos estão autorizados! As saladas devem estar bem higienizadas. Evite comer fora sem que se saiba quem procedeu a lavagem das folhas escolhidas pelo mesmo risco de contaminação citado anteriormente.

Frutas e cítricos

Para finalizar, as frutas! Idealmente as de casca dura correm menos risco de estarem contaminadas ou estragadas, por isso elas são as mais recomendadas para quem está passando pelo processo de quimioterapia. Frutas e alimentos cítricos também devem ser evitados pelo risco de causarem feridas nas mucosas, principalmente da boca, pela acidez e desproteção inerente ao processo de quimioterapia, em que tanto as células “boas quanto as ruins” são mortas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *