Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Mais de 3,4 mil pessoas estão à espera de um órgão no Paraná
Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil ocupa o segundo lugar nos transplantes de órgão do mundo. Aqui, tudo financiado pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Por conta da pandemia, em 2022 houve um aumento de 20% na demanda no Paraná. Ainda assim, o Estado realizou 809 transplantes sólidos (rins, por exemplo) e outros 930 transplantes de tecidos (como córneas).
Nesta Conversa Ampla, o diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Cesar Neves, explica como devem agir as pessoas que desejem ser doadoras. Ele também apela para as famílias para que o desejo do paciente seja mantido. Isso colabora com a vida de muitas outras pessoas, além de ser um gesto muito humanitário.
Faça parte desta rede de solidariedade
- Se você tem o desejo de doar os órgãos, manifeste isso em vida e avise seus familiares e amigos.
- Após o falecimento, a família deve atender o desejo manifesto em vida.
- Não tenha preconceitos nem acredite em mitos sobre a doação de órgãos.
- Nenhuma religião é contrária à doação. Seja altruísta, fraterno e pense no gesto humanitário de salvar a vida de outra pessoa.
Para saber mais sobre doação de órgãos
Tem dúvidas sobre a doação de órgãos? No site do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, você pode conhecer mais sobre os procedimentos e entender mais sobre todo o processo. Confira: https://www.paranatransplantes.pr.gov.br/