Doces saudáveis e práticos: aprenda a fazer Petit Gâteau

Nutricionista Vanessa Ceccatto ensina a fazer doces saudáveis e práticos. O dessa semana é uma delicioso Petit Gâteau!

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Leia também: Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

E, quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes temos dúvida sobre como lidar com os tentadores docinhos. A sobremesa depois de uma refeição, o bolo da casa da avó… é difícil se controlar quando tem açúcar envolvido, não é? Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, separou oito dicas deliciosas de doces para comer sem peso na consciência. As receitas levam ingredientes mais saudáveis e balanceados, para garantir uma sobremesa com menos cara de “vilã”. Mas, lembre-se: nada deve ser consumido em excesso. Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável! Confira a primeira receita:

Petit Gâteau

Rendimento: 2 unidades (100g)
Validade: 1 dia em geladeira ou 30 dias em congelador

Ingredientes

  • 100g de chocolate 70% picado
  • 2 ovos
  • 1 col. sobremesa de farinha de oleaginosas (amêndoa)
  • 1 col. de chá de óleo de coco
  • 6 gotas de essência de baunilha

Para untar:

  • Óleo de coco
  • Cacau em pó

Modo de preparo

Unte as forminhas com o óleo de coco e o cacau em pó e reserve. Derreta o chocolate com o óleo de coco no micro-ondas, com cuidado para que não queime e não fique muito quente (em torno de 1 min a 1:30min pausando a cada 30 segundos e verificando o derretimento. Adicione os ovos no chocolate e bata bem com um fouet (fuê). Em seguida, adicione a essência de baunilha e a farinha de oleaginosas. Encha as forminhas untadas, deixando quase 1 dedo de espaço da borda.

Asse em forno pré-aquecido a 200 °C por, aproximadamente, 6 a 10 minutos, podendo variar conforme o tamanho da forminha e do forno. Se assar muito, ele irá virar um muffin, não ficará ruim, mas não ficará cremoso. Retirar do forno, esperar um pouco e desenformar.

Ingredientes: chocolate 70% cacau, ovos, farinha de amêndoas, óleo de coco, extrato de baunilha. NÃO CONTÉN GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM OVOS E CASTANHAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics