Reuniões frequentes, discussão de casos e troca de informações fazem parte da rotina da equipe do Espaço Terapêutico Cuidar
Em total sintonia. Assim é a rotina dos profissionais que atuam no Espaço Terapêutico Cuidar, da Unimed Cianorte. Por lá tudo é diferente. Desde as cores dos equipamentos e móveis, até o suporte dado às famílias dos pacientes. Os responsáveis, que confiam seus filhos ao atendimento infantil de Terapias Especiais, por exemplo, possuem espaço para home office ou estudos, caso queiram aproveitar o tempo em que o paciente está em atendimento.
“O conceito do Espaço visa a proporcionar qualidade, segurança e acolhimento aos pacientes e as famílias”, reforça Marcos Pedro Gomes, presidente da Singular.
A psicopedagoga da Clínica, Raquel Silva, explica que o atendimento de Terapias Especiais é voltado exclusivamente para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down (e/ou outra necessidade após análise da auditoria), a partir de um ano de idade, variando de crianças menores até adolescentes. Já em Psicologia Clínica, ocorre o atendimento de crianças, adultos e idosos.
Para receber esse público específico, a equipe do Espaço passou por treinamentos sobre o atendimento infantil e melhor acolhimento para famílias e pacientes com TEA. Desde a inauguração, palestras e reuniões sobre melhoria e qualidade do atendimento vêm sendo realizadas com frequência.
“É um treinamento diferenciado e constante para a equipe entender melhor como atuar e acolher situações que ocorrem na recepção e sala de espera”, comenta Raquel.
Atualmente, todas as salas de atendimento já estão em uso, e a capacidade hoje está praticamente completa. No local, são ao todo: 13 psicólogas clínicas, duas terapeutas ocupacionais, uma psicóloga ABA (Appied Berhavior Analysis), duas fonoaudiólogas, uma psicopedagoga e psicomotricista, três recepcionistas e uma encarregada. Há, também, dois médicos psiquiatras e uma nutricionista.
Em razão da abordagem transdisciplinar, os profissionais atuam em conjunto e de forma mais estruturada. Raquel afirma que a frequência de reuniões, discussões de casos e troca de informações, contribuem significativamente para a evolução e um atendimento diferenciado.
Gomes reforça que a estrutura diferenciada e uma equipe qualificada para o bom uso dos recursos fazem parte de um conjunto de fatores que influenciam resultados e entrega de um atendimento completo aos pacientes da Unimed de Cianorte.
“Não é somente uma equipe multidisciplinar, mas profissionais que acabam transformando a prática de toda a equipe com atuação alinhada, não dividindo somente o espaço físico, mas contribuindo para diferentes práticas e adaptando o atendimento com um plano de atuação individualizado para as múltiplas realidades e necessidades das famílias e dos beneficiários”, ressalta o presidente.
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