Novo Conselho de Administração compartilha expectativas para gestão

Mandato 2022-2026 tem mudanças de diretores e de conselheiros-coordenadores regionais

Quatro novos anos de muito trabalho, oportunidades e desafios aguardam o novo Conselho de Administração da Unimed Paraná, eleito na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 5 de março, de forma presencial – a primeira neste formato desde o início da pandemia. Além da alteração em três dos quatro conselheiros-coordenadores regionais, a Federação também passou pela substituição de dois diretores, além de uma mudança interna de cargo.

O novo mandato, que contempla os anos entre 2022 e 2026, conta agora com os seguintes diretores: na presidência, Paulo Roberto Fernandes Faria; diretor de Saúde e Intercâmbio, Faustino Garcia Alferez; diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Gustavo Bley; diretor de Inovação e Desenvolvimento, Omar Genha Taha; e o diretor de Mercado e Comunicação, Durval Francisco dos Santos Filho.

Leia também: Por dentro da Federação: como funciona a presidência?

Neste novo ciclo, assumem como conselheiros regionais: representando a Região 1, Rafael Francisco dos Santos, da Unimed Ponta Grossa; Região 2, Evandro Bazan de Carvalho, da Unimed Norte do Paraná; Região 3, Alcione Brusiguello Faidiga, da Unimed Cianorte; e representando a Região 4, Wemilda Marta Fregonese Feltrin, da Unimed Francisco Beltrão.

Qual é a sua expectativa para essa gestão?

Conselho de Administração – Diretoria-executiva

PAULO
Divulgação/Unimed Paraná

Paulo Roberto Fernandes Faria

O atual presidente da Unimed Paraná iniciou sua caminhada no Sistema Unimed em 1989, quando se tornou fundador e médico-cooperado da antiga Unimed Umuarama – hoje, nomeada Noroeste do Paraná, tendo sido diretor e presidente de 1989 a 2007. Além da residência médica em ortopedia e traumatologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, o médico possui, entre outros, MBA em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário FAE, Leadership Executive Program, pela Babson College, Gestão Estratégica em Saúde, pela Fundação Dom Cabral, e Leader Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach (Slac). Faria também é ex-presidente da Unimed Mercosul, e compõe o Conselho de Administração da Unimed Participações e a Diretoria da Ocepar, representando o Ramo Saúde.

Qual é a sua expectativa para essa gestão? Junto aos demais diretores da Federação e das Singulares, conduzir a Federação, assim como o Sistema Unimed Paranaense, com combatividade e protagonismo, frente a um cenário desafiador, especialmente no que diz respeito à gestão dos custos assistenciais e ao enfrentamento de uma concorrência agressiva e altamente capitalizada, mantendo a sustentabilidade e a liderança do Sistema em nosso estado.

Divulgação/Unimed Paraná

Faustino Garcia Alferez

Cooperado da Unimed Cascavel, o atual diretor de Saúde e Intercâmbio tem residência em cirurgia geral, com títulos de especialista em Gastroenterologia e Proctologia, além de certificações como médico do trabalho e homeopata. É, ainda, formado em Direito, com aprovação no exame da OAB. Foi conselheiro da Unimed Participações em 2020 e 2021, e atualmente é membro da câmara Arbitral da Unimed do Brasil.

Qual é a sua expectativa para essa gestão? Temos a expectativa da busca de aprimoração da qualidade assistencial aos nossos beneficiários, com resultados positivos às cooperativas Unimeds do estado, promovendo o debate em busca de novos modelos de pagamentos, como, por exemplo, o valor em saúde.

BLEY
Divulgação/Unimed Paraná

Alexandre Gustavo Bley

Com residência médica em cirurgia vascular, o atual diretor Administrativo e Financeiro da Federação já atuou como corregedor, vice-presidente e presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), bem como foi diretor presidente da Unimed Curitiba. Na última gestão da Unimed Paraná, atuou como diretor de Mercado e Comunicação.

Qual é a sua expectativa para essa gestão? É a mais positiva possível, pois tenho certeza que vamos continuar o trabalho já reconhecido, consolidar avanços da última gestão e desenvolver novos projetos para auxiliar na sustentabilidade do nosso Sistema. E o melhor, tudo isso juntos, com a força da coletividade.

OMAR
Divulgação/Unimed Paraná

Omar Genha Taha

O médico radiologista e especialista em gestão em saúde assume o cargo de diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná logo após deixar a presidência da Unimed Londrina. Também conta com atuações como conselheiro fiscal da Federação, coordenador e vice-coordenador do Conselho de Administração da Central Nacional Unimed (CNU).

Qual é a sua expectativa para essa gestão? Esperamos o desenvolvimento cada vez maior de mecanismos que levem recursos às Singulares, com o objetivo de enfrentar as novas realidades do mercado de saúde no pós-pandemia. Será um novo momento da Unimed Paraná e todo o estado deverá ser protagonista desse processo.

DURVAL
Divulgação/Unimed Paraná

Durval Francisco dos Santos Filho

Atual diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná também é presidente da Unimed Regional Maringá (ciclo 2019-2023), com especialização em Ginecologia e Obstetrícia. O médico também atuou como vice-presidente e conselheiro fiscal da Singular citada, além de uma passagem pelo Conselho Fiscal da Unimed do Brasil.

Qual é a sua expectativa para essa gestão? Temos o intuito de contribuir com o desenvolvimento da Unimed Paraná com as ideias e mudanças necessárias para o ótimo funcionamento da cooperativa, contribuindo para uma boa governança da Diretoria-Executiva”.

Conselheiros-coordenadores regionais

RAFAEL
Divulgação/Unimed Paraná

Rafael Francisco dos Santos

Representando a Região 1, o médico é especialista em otorrinolaringologia e atua como diretor Administrativo da Unimed Ponta Grossa desde 2020. Qual é a sua expectativa para essa gestão? Santos afirma que a expectativa para esse segundo mandato é de que “a Unimed Paraná continue sendo a instituição catalisadora das forças do sistema Unimed Paranaense nesse momento único de retomada da economia e dos atendimentos pós-pandemia.

Divulgação/Unimed Paraná

Evandro Bazan de Carvalho

Especializado em anestesiologia, o médico também tem pós-graduação em Auditoria Médica, em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, e mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Representando a Região 2, Carvalho é o atual presidente da Unimed Norte do Paraná. Qual é a sua expectativa para essa gestão? Ele afirma que a expectativa é conseguir contribuir para o aprimoramento das relações Institucionais em nosso sistema.

ALCIONE
Divulgação/Unimed Paraná

Alcione Brusiguello Faidiga

Representando a Região 3, o médico é especialista em Cirurgia Vascular e, após três mandatos como presidente da Unimed Cianorte, agora ocupa a cadeira de vice-presidente. Qual é a sua expectativa para essa gestão? Faidiga tem como expectativa uma Unimed mais forte e verticalizada para enfrentar a concorrência e os novos modelos assistenciais que serão necessários nesses novos tempos pós-pandemia.

wemilda
Divulgação/Unimed Paraná

Wemilda Marta Fregonese Feltrin

Especializada em pediatria, a médica também conta com pós-graduação em Adolescência, além de MBAs em Gestão de Saúde e Gestão de Cooperativas Aplicada ao Sistema de Saúde. Representando a Região 4, Wemilda é uma das fundadoras da Unimed Francisco Beltrão e está em seu segundo mandato como presidente. Qual é a sua expectativa para essa gestão? Para a médica, participar do Conselho de Administração da Unimed Federação é uma honra, um enorme desafio e também uma oportunidade de aprender e contribuir na condução de uma cooperativa de segundo grau.