NextApp: o futuro dos aplicativos de saúde

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(Foto: Unimed Paraná)

Com foco no futuro da tecnologia na área da saúde, a Univision – empresa de soluções tecnológicas – promoveu o NextApp: Rumo à próxima geração de aplicativos de saúde. O objetivo do encontro foi reunir clientes, parceiros e especialistas em saúde digital para cocriar soluções inovadoras para o App do Cliente, que foi idealizado pela Univision e hoje já conta com 2 milhões de beneficiários ativos na plataforma.

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O aplicativo é um case de sucesso da empresa, e soma aproximadamente 1,2 milhão de acessos mensais, com 64% de engajamento. “Isso quer dizer que 64% de todos os beneficiários da carteira baixaram o aplicativo, o que é um recorde nacional”, destacou Rubens Rodrigues Junior, superintendente da Compar e CEO da Univision, ao reforçar que todas as Singulares são, também, acionistas da Univision e devem se envolver na busca por soluções e avanços. Na abertura de evento, o diretor Administrativo e Financeiro da Federação Alexandre Bley também ressaltou a importância dos aplicativos dentro da gestão em saúde. O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná Omar Genha Taha também acompanhou o evento.

Essa necessidade está ligada diretamente à experiência do cliente, que busca soluções práticas e ágeis para os problemas cotidianos. O cenário da saúde, inclusive, tem movimentado cada vez mais a economia, levando 77% dos brasileiros a investirem mais em produtos e serviços que, de alguma maneira, ofereceram um cuidado melhor com a saúde e bem-estar. “Atualmente, o mercado não é mais construído por uma concorrência de empresa versus empresa, mas sim ecossistema contra ecossistema”, disse Bruno Pina na palestra Tendências em Experiências em Saúde.

Para 2023, a Forbes traz cinco tópicos que estão movimentando o setor: inteligência artificial, saúde remota, saúde de varejo, dispositivos médicos vestíveis (wearables) e a saúde personalizada. “Essa busca por tendências mais previsíveis, a curto prazo, é um efeito da pandemia, e possibilita uma ação mais rápida dentro da tecnologia”, explicou Pina.

Dentro desse cenário futuro, há o reforço da necessidade de olhar de forma direta para a jornada do paciente dentro do ambiente de saúde. “O cliente, de uma maneira ou outra, sempre fala o que precisa. Está mais do que na hora de ouvi-lo de forma integrada, solucionando dores. Ou nos adaptamos, ou sofreremos”.

E, quando falamos sobre as dores do cliente, não há como negar que elas impactam diretamente no negócio. Conforme Horacio Soares, responsável pela palestra Plataformas digitais e seus fatores críticos de sucesso, se o problema do cliente é entendido e resolvido, automaticamente a do negócio também será. “Não podemos somente perguntar o que nosso cliente quer, pois a resposta muitas vezes será vaga e pouco resolutiva. Precisamos encontrar meios de fazer com que ele nos conte a história por traz daquela necessidade. É desse relato que teremos insights para transformar o serviço”.

Afinal, quem nunca baixou um app e, dias depois, desinstalou o produto? Essa “retenção digital”, de acordo com Soares, é um dos principais desafios atuais na construção de ferramentas inteligentes. “O foco precisa ser na resolutividade. Ou seja, precisamos construir apps que sejam atraentes e realmente entreguem o que o cliente precisa. A tela precisa ser fácil e intuitiva, com notificações personalizada, pois, só dessa maneira ele continuará utilizando o serviço”, pontuou. Por fim, o palestrante reforçou que tudo o que é desnecessário deve ser excluído do aplicativo.

Ao fim das palestras, os participantes participaram, ainda, de um workshop para colocar em prática ideias e insights que promovam a melhoria do aplicativo utilizado pelos clientes do Sistema. Vale salientar que o evento foi uma etapa do projeto NextApp, que teve início em dezembro de 2022 e terá continuidade com debates individualizados para cada Singular, de forma on-line.

A Univision planeja concluir o projeto em maio de 2023, com a apresentação da proposta do novo app para validação das Singulares participantes.

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