Unimed do Oeste do Paraná investe em Governança Corporativa e Compliance para construir uma cultura organizacional ética forte, íntegra e com controles internos
Prestes a completar 40 anos, a Unimed do Oeste do Paraná segue a passos largos em direção à sua maturidade corporativa. Comprometida em manter a sua boa reputação, há alguns anos a Singular iniciou a implantação do Programa de Governança e Compliance.
“Ter esse Programa promove a cultura de integridade e fomenta boas práticas, estabelecendo condutas éticas por parte dos cooperados, conselheiros, colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores. Isso proporciona a sustentabilidade, integridade, transparência, a mitigação de riscos e atribui credibilidade à marca, estando sempre em conformidade com as boas práticas, normas, e órgãos reguladores e fiscalizadores”, explica o então diretor-presidente da Singular, Maurício Garcia.
Leia também: Atendimento focado em terapias especiais é referência no Oeste
Ele ressalta que o Programa pressupõe um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos de todos os envolvidos com a cooperativa.
“Reunimos e produzimos diretrizes que devem fazer parte de todas as nossas atividades e nos ajudar a sermos ainda melhores, garantindo uma cultura organizacional focada na ética, na transparência, no respeito e no cuidado com o próximo”, afirma o diretor.
O Programa teve início em 2020 e, mesmo com as turbulências causadas pela Covid-19, finalizou sua primeira etapa em 2022 com a realização de mentorias e aprovação de todos os documentos pelo Conselho de Administração da cooperativa.
Já para a segunda etapa está previsto o treinamento e a divulgação do Programa para os públicos interno e externo, bem como cumprir as etapas do cronograma aprovado pela Diretoria Executiva para o ano de 2023.
Para que a continuidade e disseminação da iniciativa fosse possível, a Diretoria Executiva criou a posição de Compliance Officer, função essa responsável por acompanhar e avaliar o desempenho dos processos organizacionais, estimulando o aperfeiçoamento contínuo das práticas gerenciais, a eficiência no uso dos recursos e a compatibilização das competências das diretorias.
“O Compliance Officer apoia e assessora a gestão, examinando os resultados quanto à economicidade, eficiência e regularidade dos atos sob o ponto de vista de riscos, com o objetivo de assegurar a aderência dos procedimentos às normas internas e externas”, esclarece Juliane Licieski Spanceski, designada para a função.
Ela conta que, no fim da segunda etapa, prevista para dezembro de 2023, espera-se que todos os públicos envolvidos com a Unimed do Oeste do Paraná tenham conhecimento da implantação dos documentos e diretrizes elaborados durante o Programa.
“Tem-se, ainda, como objetivo a aderência do mesmo ao público interno, isso inclui todos os colaboradores, Diretoria Executiva e Conselhos”, observa.