O papa cartão, recipiente para descarte, está localizado na recepção da cooperativa disponível para o recebimento de cartões não utilizados
A Unimed Francisco Beltrão, através de seu Comitê de Sustentabilidade, lançou o projeto Papa Cartão, que visa a coleta seletiva e trituração com segurança dos cartões de plásticos inutilizados. A colaboradora Bruna de Oliveira Ribeiro, coordenadora do projeto, diz que essa é mais uma das várias ações em andamento que estimulam o cuidado com o meio ambiente.
Segundo ela, o Papa Cartão nada mais é do que um recipiente destinado ao descarte de cartões magnéticos, que estão vencidos ou danificados. Ele serve como depósito de cartões, ou seja, o dono descarta o seu cartão vencido ou danificado dentro do recipiente, os responsáveis pelo projeto realizam a trituração e, após isso, o resíduo é descartado de forma correta, evitando a contaminação do meio ambiente.
Leia também: Descarte sustentável de cartões: equipamento é implantado em Ponta Grossa
O recipiente para descarte está localizado na recepção da Unimed Francisco Beltrão. Bruna diz que o projeto é aberto à comunidade em geral, que pode levar o seu cartão vencido ou danificado, permitindo que o descarte seja feito de forma adequada e segura. Os cartões de plásticos são 100% recicláveis.
Só a Unimed Francisco Beltrão emite anualmente entre 18 mil e 20 mil cartões. Como eles possuem informações pessoais, é importante que sejam destruídos corretamente quando forem descartados. “Os cartões da Unimed contêm nome, data de nascimento e outras informações dos beneficiários, por isso a importância de descartar de forma segura”.
Bruna diz que o destino do material será a reciclagem. “A pessoa não tritura na hora, mas o recipiente é fechado e, a partir do momento que tem uma certa quantidade, nós realizamos a trituração numa máquina trituradora”. O projeto também serve como logística reversa, pois a Unimed dará destino correto aos resíduos de plásticos que são produzidos pela própria cooperativa, contribuindo com a melhoria do meio ambiente.
Fonte: Unimed Francisco Beltrão