Reflexão e inovação em Ponta Grossa

Singular cria iniciativa virtual para fomentar a cultura de inovação e estimular a criatividade entre os colaboradores

Todas as sextas-feiras, por mais ou menos uma hora, colaboradores e médicos cooperados da Unimed Ponta Grossa têm a oportunidade de compartilhar boas práticas e ideias de inovação com profissionais de diversos segmentos do mercado. O bate-papo on-line acontece durante o Inova Unimed PG, uma iniciativa que surgiu durante a pandemia da Covid-19 e busca atender um dos objetivos do Planejamento Estratégico da Singular.

Giovane Piques, analista de projetos da cooperativa

“Na correria da rotina, com o incentivo e a participação dos diretores, sentimos a necessidade de separar um momento para refletir e intensificar a cultura de inovação. Ele teve início durante a pandemia e, impulsionado por ela, os encontros são virtuais e mais abrangentes e inclusivos”, explica Giovane Piques, analista de projetos da cooperativa.

Em cada encontro, a Unimed Ponta Grossa traz um convidado para trocar conhecimento com o público interno. Piques conta que, normalmente, são profissionais referência no tema inovação e que são indicados pelos próprios colaboradores e diretores da Singular.

“Ele é feito em formato de reunião/encontro virtual para possibilitar a participação de colaboradores de todas as nossas unidades, que ficam geograficamente separadas, como hospital e laboratório, por exemplo”, comenta o analista.

Leia também: Mudanças estruturais profissionalizaram a saúde suplementar no Brasil

Segundo Piques, o Inova tem um formato mais de bate-papo e, na maioria das edições, dois colaboradores conduzem os encontros e é dada a possibilidade de interação a todos que participam, com espaço para perguntas e comentários. A programação é dividida em duas partes: a participação do convidado externo, que traz informações e experiências de inovação das empresas em que atua, e o Momento Time de Inovação.

O Inova é aberto à participação de todos os funcionários da cooperativa, sem distinção de cargo ou nível hierárquico. Os encontros são gravados e os colaboradores podem assistir a qualquer momento. A Unimed avalia que a recepção do público tem sido bastante positiva, com participação intensa e regular, promovendo discussões antes e depois dos encontros.

Vinicius Banik, analista de Contas Médicas da cooperativa

“Percebemos como destaque as apresentações em que os exemplos de como inovar são práticos e não necessitam de grandes investimentos”, destaca Vinicius Banik, analista de Contas Médicas e integrante do Time de Inovação da cooperativa.

Só em 2020, o Inova Unimed PG teve 13 edições, que contaram com o envolvimento de profissionais das empresas: Princesa dos Campos; Datalege; Castrolanda; Contraktor; Sebrae; Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Wellbe; Unimed Paraná e Diagnosi, além de integrantes do time de Inovação da própria Singular.

Leia também: Inovação em saúde corporativa no cenário da Covid-19

O Inova deu tão certo que a Unimed já anunciou que, em 2021, os encontros vão continuar. Marcelo Silva, gerente de Tecnologia da Informação da Singular, aponta que a iniciativa traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, entre eles, interação com as ações da cooperativa; desenvolvimento profissional; segurança em inovar e visibilidade dos cases apresentados em eventos externos.

Perfil da Unimed Ponta Grossa

• Beneficiários: 74.755

• Cooperados: 558

• Colaboradores: 824

• Área de atuação: Cândido de Abreu, Reserva, Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Ponta Grossa, Carambeí, Palmeira, São João do Triunfo, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba, Piraí do Sul, Arapoti e Jaguariaíva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *