Unimed Oeste do Paraná investe alto em novas terapias e técnicas em sua Clínica Multiprofissional para atendimento de casos de TEA
Uma ciência em que cada paciente tem um plano de tratamento, individualizado e específico para ele. Não sendo possível usar o mesmo plano para qualquer outra criança já que é único. Assim é a ABA – Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis), uma das terapias disponíveis na Clínica Multiprofissional da Unimed Oeste do Paraná, e voltada para o tratamento de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A Clínica também dispõe de serviço de fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia e Terapia Ocupacional. Para o trabalho de TO, montamos uma sala com aparelhos para trabalhar a Integração Sensorial, área que precisa de atenção em muitos pacientes que apresentam atraso no desenvolvimento”, conta a médica neuropediatra, Cristina Misae Kawamura, coordenadora médica da Clínica.
A profissional de saúde ainda destaca que o serviço é pioneiro, sem precedentes na região, e veio com o intuito de se tornar referência quando se fala de tratamento ABA de qualidade. A equipe responsável é composta por psicóloga, supervisora, mestra e doutoranda em Análise do Comportamento; pedagoga e médica neuropediatra, coordenadoras analistas do comportamento e psicólogos aplicadores.
Leia também: Uso de telas por crianças não causa autismo, mas pode gerar sintomas parecidos
“Fazemos também treino parental para orientar os cuidadores sobre a intervenção e para engajá-los no tratamento. Inicialmente, ele é realizado em grupo e, na sequência, são feitas reuniões individuais para que cada cuidador saiba o que está sendo trabalhado com seu filho. A intenção é que os pais possam dar continuidade ao tratamento no ambiente natural e doméstico”, ressalta Cristina.
E caso a instituição de ensino frequentada pela criança tenha interesse, a equipe também realiza visita escolar para orientação de manejo de comportamentos e para que a escola possa trabalhar em conjunto na intervenção.
Para a médica, o maior diferencial entre os tratamentos tradicionais e aqueles oferecidos pela Clínica está no manejo de pacientes com TEA ou atraso no desenvolvimento que terão acesso à intervenção baseada em ABA. Ela explica que estudos científicos comprovam que a terapia ABA proporciona ganhos mais significativos em todas as áreas do desenvolvimento em comparação com qualquer outra terapia nos pacientes com esses transtornos. “O ganho é que o paciente poderá contar com uma intervenção que dá resultados, com comprovação científica. É possível trabalhar todas as habilidades, se for necessário, além de trabalhar também no manejo de comportamentos inadequados”, comenta.
A Clínica Multidisciplinar ainda oferece consultas e sessões com nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Assim como as terapias Bobath; Integração Sensorial, Método Boquinhas, Método Pediasuit e Therapy Taping, além de Educação em Saúde, Plano Educacional Individualizado, Avaliação e Protocolo para identificar os marcos do desenvolvimento, intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada e Supervisão contínua de Analista do Comportamento.