Solidariedade: o melhor presente de aniversário

Unimed Curitiba comemora seus 50 anos com solidariedade: mais de 70 toneladas de alimentos foram arrecadados para ajudar famílias em situação de risco

Completar mais um ano de vida é motivo de celebração para qualquer pessoa. Para uma empresa não é diferente, afinal aniversários trazem alegria, gratidão e boas energias.

Ao completar seus 50 anos, uma data digna de ser comemorada, a Unimed Curitiba decidiu compartilhar essa alegria com a comunidade e promoveu a “Gincana Orgulho de Cuidar”. A competição do bem uniu médicos cooperados e colaboradores em prol da solidariedade e, juntos, arrecadaram 70 toneladas de alimentos não perecíveis que foram doados para 24 instituições parceiras da cooperativa. Com a ação solidária, mais de 1,3 mil famílias em situação de risco e vulnerabilidade social foram beneficiadas e, como algumas organizações sociais receberam doações para beneficiar essas pessoas pelos próximos três meses, a ação deve impactar até 12 mil pessoas.

“Para nós, cuidar significa comprometer-se com a saúde das pessoas. E esse cuidado está presente em cada pessoa envolvida no processo: dos médicos aos colaboradores, dos prestadores aos fornecedores, dos clientes à comunidade do entorno, que conta com a nossa solidariedade e cooperação. Nesses 50 anos, queremos despertar e demonstrar o orgulho de cuidar tão presentes em nós”, afirma Rached Traya, diretorpresidente da Unimed Curitiba.

Iniciativa

A Gincana Orgulho de Cuidar, que foi realizada entre maio e julho, consistiu em formar equipes de até 20 pessoas, em duas competições: uma entre os colaboradores da Unimed Curitiba e de empresas do grupo, e outra entre os médicos cooperados. Participaram 38 equipes ao todo, totalizando 631 envolvidos cuja criatividade ditou o jogo durante aproximadamente 45 dias de arrecadação.

Leia também: Unimed Curitiba completa 50 anos com ações especiais

Alimentos arrecadados

A iniciativa contou com rifa, banner, pedido para familiares e amigos, arrecadação nos sinaleiros, pedido nas redes sociais, e até mesmo paródia (“o xote da doação”). Segundo Traya, a ação mobilizou mais de duas mil pessoas envolvidas, entre inscritos e familiares, amigos, fornecedores e tantos participantes indiretos que fizeram questão de contribuir.

O presidente da Singular destaca que o objetivo foi estimular a solidariedade e o espírito de cooperação entre os colaboradores e também entre os médicos cooperados, incentivando-os a colocar em prática o Jeito de Cuidar Unimed, por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis.

Quem tem fome, tem pressa

Inicialmente, a intenção era que as doações pudessem beneficiar famílias atendidas por duas instituições parceiras e apoiadas pela cooperativa. No entanto, a ação interna foi ganhando força e crescendo de tal modo que, ao fim, a Unimed Curitiba arrecadou 70 toneladas de alimentos e ampliou o número de organizações sociais e, consequentemente, de famílias atendidas. Ao todo, a Gincana Orgulho de Cuidar beneficiou 24 instituições sociais (confira o box).

“Embora a competição do bem fosse disputada separadamente, os alimentos arrecadados pelas equipes de médicos cooperados e pelas equipes de colaboradores foram contabilizados juntos e superou todas as expectativas”, complementa Traya.

Alto astral

O resultado, que surpreendeu a todos, foi comemorado no Show Orgulho de Cuidar, evento online realizado no dia 10 de julho, e teve mais de 1,5 mil visualizações no canal do Youtube da Unimed Curitiba. A atriz e jornalista Tati Blum foi a responsável pela apresentação da atração.

Gincana Orgulho de Cuidar
A colaboradora Beatriz Jankowski, da área comercial da Unimed Curitiba, participou de forma ativa da arrecadação de alimentos

A diversão foi garantida com as performances musicais das bandas Uso Tópico, Los Los e Mamutes, todas formadas por médicos, e com depoimentos engraçados e emocionantes de colaboradores e de cooperados contando histórias inspiradoras e animadas, situações vividas, momentos constrangedores e relatos surpreendentes sobre suas trajetórias na Unimed Curitiba e sobre o Orgulho de Cuidar. Ainda foi realizado um Game Show, em que representantes das equipes que mais arrecadaram brincaram de stop e participaram de um quiz animado.

“Iniciamos as comemorações dos 50 anos de maneira extremamente solidária e para mim é um privilégio ser presidente da cooperativa nesse momento tão importante. Com orgulho, a Unimed Curitiba pode dizer que se importa com o próximo e tem a comunidade como elemento fundamental. Esse evento fará parte do nosso calendário anual, porque esse é o nosso Jeito de Cuidar”, destacou o presidente da Unimed Curitiba na abertura do show.

Equipes vencedoras

Cooperados: Motiro
“Esperávamos arrecadar bastante, mas foi além do que a gente imaginava. A equipe estava bem unida, deu um jeito nas agendas para poder contribuir de alguma forma e todo mundo participou muito. Foi uma delícia colaborar e saber que vamos ajudar tanta gente, um movimento alinhado com o papel social da Unimed Curitiba, que incentiva o espírito de colaboração e o cooperativismo” – Danielle Kiatkoski, gastroenterologista.

Colaboradores: UnidosContraFome
“É muito bom fazer parte disso e ver as coisas saírem do papel. Nosso time teve uma atuação muito legal dentro da gincana e tem muita garra e determinação. Vestimos a camisa da empresa e esse resultado valida toda a mobilização” – Beatriz Jankowski, área comercial da Unimed.

Conheça as instituições beneficiadas pela Gincana Orgulho de Cuidar

Associação Beneficente São Roque

Associação Beneficente De Mãos Unidas

Asilo São Vicente de Paulo

ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social

AFECE – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial

Lar dos Idosos e Centro Dia Recanto do Tarumã

Associação Beneficente Encontro com Deus

Associação Beneficente Renascer

ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná

Asilo Lar Esperança

Clube de Mães União Villa Torres

Comunidade Emaús – Casa de Recuperação e Tratamento Olien Zétola

INSTITUTO AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer

Lar Moisés

APAE Curitiba

APAE São José dos Pinhais

APAE Fazenda Rio Grande

Movimento Nacional da População em Situação de Rua

Frente Indígena e Indigenista de Enfrentamento da COVID-19 da Região Sul

AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista

Associação Beneficente Dikaion

Projeto Sopão Curitiba

Associação do Defi ciente Motor – Escola Vivian Marçal

AMIAKP – Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Kakané-Porã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *