Suespar bate recorde de público e atrai participantes de vários estados

Suespar bate recorde de público e atrai participantes de vários estados

ompartilhamento: Pilar da Sustentabilidade foi o tema do 26º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar). O evento reuniu, de 7 a 10 de junho, 864 inscritos, entre dirigentes, cooperados, colaboradores e convidados do Sistema, em Foz do Iguaçu.
Isidoro Villamayor Alvarez, presidente da Unimed Foz do Iguaçu, abriu os discursos. Em uma fala rápida, fez uma reflexão sobre a atual situação do país. E lembrou que o voto é a grande arma da democracia. Quem vota em branco ou nulo não contribui para melhorar o país. Para encerrar, usou uma frase de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
Em seu discurso, o presidente da Unimed Paraná Paulo Faria lembrou da “necessidade de fortalecer o compartilhamento entre as Unimeds, para fazer frente aos inúmeros desafios que se apresentam e, entre eles, o mais significativo: a entrada no mercado de saúde suplementar de grandes grupos, altamente capitalizados, adquirindo operadoras de planos de saúde, hospitais, serviços de diagnósticos e terapias e se posicionando no mercado de forma verticalizada e altamente competitiva”.
Orestes Barrozo Medeiros Pullin, presidente da Unimed do Brasil, falou da troca e do aprendizado que o Suespar permite e no trabalho executado com as Unimeds do Paraná, que respaldam o seu atual exercício na presidência da Unimed do Brasil. Ressaltou os desafios de viver no Brasil: “Um país pobre, endividado, com uma corrupção endêmica que tem sido escancarada e nos deixado atônitos. Tenho a esperança de que este evento, neste momento da história de nosso país, nos dará força para enfrentarmos os desafios. Aliás, como já temos feito ao longo dos 51 anos do Sistema Unimed. ”
Falaram, ainda, Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, os deputados federais Osmar Serraglio e Ricardo Barros e a governadora Cida Borghetti.
Carvalho falou dos eventos realizados com juízes e desembargadores, sobre Judicialização da Saúde, com o intuito de mostrar a necessidade de um banco de dados de fácil acesso orientando suas decisões e não apenas determinando coberturas que podem muitas vezes inviabilizar o Sistema de Saúde. Ricken agradeceu a postura da governadora do Paraná Cida Borghetti em relação à greve dos caminhoneiros e citou o trabalho que o Sistema Ocepar desenvolve junto às cooperativas do estado, assim como a parceria com a Unimed.
Os deputados Federais, Serraglio e Barros, destacaram, respectivamente, o trabalho desenvolvido na Frencoop – Frente Parlamentar Cooperativista, e o trabalho desenvolvido no Ministério da Saúde.
Por fim, a governadora Cida Borghetti iniciou sua fala com a questão da paralização dos caminhoneiros e a busca de soluções nas estradas estaduais. Elogiou o evento e o cooperativismo e falou das necessidades de se pensar em parcerias público-privadas, em vários âmbitos.

Sessão solene

Participaram da mesa da sessão solene de abertura Paulo Roberto Fernandes de Faria, presidente da Federação Paraná, Isidoro Antônio Villamayor Alvarez, presidente da Unimed Foz do Iguaçu, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, presidente da Unimed Santa Catarina e vice-presidente da Unimed do Brasil, Nilson Luiz May, presidente da Unimed Rio Grande do Sul e da Unimed Participações, Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, Luiz Carlos Palmquist, diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Unimed, Álvaro Jabur, presidente da Central Prime, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná, Marlus Volney Morais, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Roberto Yosida, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Cida Borghetti, governadora do Paraná, e os deputados federais Osmar Serraglio, presidente da Frente Parlamentar Cooperativista e ex-ministro da Justiça, e Ricardo Barros, ex-ministro de Saúde.

UnimedNova e cases das Singulares do estado são temas do pré-evento

Durante a tarde do dia 8 de junho, os convencionais puderam participar do pré-evento, o já tradicional Encontro Estadual dos Núcleos de Desenvolvimento Humano do Paraná.
Aberto por William Procópio dos Santos, diretor de Inovação e Desenvolvimento, responsável pelo NDH da Unimed Paraná, e por Roberto Menoli, assessor médico do Núcleo, o evento contou com aproximadamente 200 participantes. Em um primeiro momento, 10 Singulares do estado apresentaram cases de projetos, programas e ideias significativos a serem discutidos com as coirmãs (veja lista).
Em seguida, foi a vez de o consultor Fábio Moreira, da Stex Desenvolvimento Empresarial, e o diretor-presidente da Unimed Paraná apresentarem alguns resultados do Unimednova. Entre eles, o modelo Porta de Entrada da Unimed Cianorte, discussões sobre a implantação do cartão de desconto, início da construção do novo produto da Unimed Mercosul e avanço do PDM (Plano de Desenvolvimento de Mercado). Sem contar, a principal conquista: a conscientização sobre a necessidade de mudança no modelo de negócio da Unimed no Estado do Paraná.
Faria destacou a importância de se inverter o modelo mental. “Temos que pensar no modelo assistencial, a partir dele conseguiremos pensar em um novo modelo de negócio”, frisou.
Para encerrar, Procópio lembrou do programa de inovação do Sescoop que trará novas metodologias para detectar o ímpeto criativo nas cooperativas e desenvolver as pessoas tanto no que diz respeito à criatividade para a inovação quanto à capacidade de execução.

Cases das Singulares

• Maringá – “Espalhe o Bem” –Transformação do auditório em salão de beleza – Corte de cabelo para perucas – apresentado por João Honoris (Mercado)
• Cascavel – “Fábrica de insights” – Projeto de Inovação – Fábrica de insights + nuvem de insights – criação da moeda Unimails – apresentado por Everton Antônio
• Costa Oeste – “Ecoando Vida” – Repovoamento do Rio São Francisco – apresentado por Carla Cristina
• Curitiba – “Projeto cooperando com educação” – Doação de livros – apresentado por Rosane Ferreira
• Francisco Beltrão – “Família mais segura na internet” – Conscientização nas escolas – apresentado por Maurício Alves (diretor)

• Guarapuava – “Agregarh” – Programa de desenvolvimento e integração de equipes – Simone Nett (coordenadora de Gestão de Pessoas)
• Londrina – “Conexão saúde” – Plataforma para suporte – prontuário eletrônico – apresentado por José Roberto Souza (gerente de TI)
• Norte Pioneiro – “Coach individual para lideranças” – Treinamento para lideres – Tiago Pereira (gerente administrativo)
• Oeste do PR – Congresso da Saúde – Congresso para enfermeiros, técnicos de enfermagem – apresentado por Lucas Adriano Heck

Prêmio Performance e Reconhecimento às práticas de gestão

Tradicionalmente, a Unimed Paraná realiza durante o Simpósio, a entrega do Prêmio Performance. A premiação colabora para o crescimento constante e a manutenção do Sistema Unimed Paranaense e existe desde 2006, com quatro categorias: Índice de Sustentabilidade e Participação Intercooperativa, Índice de Gestão de Custos; Índice de Repasse ao Cooperado e Resultado da Cooperativa; e Performance Geral. Os vencedores desta edição foram:

Novidade – Este ano, a Unimed Paraná certificou as Singulares com o “Reconhecimento às práticas de gestão das cooperativas” para incentivar a participação das Unimeds na busca de práticas de melhoria continua à gestão e ao desenvolvimento sustentável do Sistema Estadual. Os itens considerados foram o Selo de Governança e Sustentabilidade, a Acreditação na Resolução Normativa (RN) 277, a certificação ISO 9001 e o Prêmio de Excelência da Gestão das Cooperativas. Foram certificadas na categoria bronze, as Unimeds Maringá e Norte Pioneiro; na prata, Apucarana, Costa Oeste, Londrina, Noroeste do Paraná, Paranavaí e Pato Branco; na ouro, Curitiba e Cascavel.

Unimed Guarapuava: Gestão de Custos, até 30 mil beneficiários
Unimed Apucarana: Sustentabilidade e Participação Intercooperativa, até 30 mil benef.
Unimed Cascavel: Sustentabilidade e Participação Intercooperativa, acima de 30 mil benef. e Repasse ao Cooperado e Resultado da Cooperativa
Unimed de Cianorte: Repasse ao Cooperado e Resultado da Cooperativa, até 30 mil benef.
Unimed Londrina: Gestão de Custos (acima de 30 mil benef.) e Performance Geral
Unimed Curitiba: Ouro, em Excelência de Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics