Depressão: sintomas e tratamento

Você sabe diferenciar a depressão de uma tristeza profunda? Confira os principais sintomas e quando buscar ajuda profissional

Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.

Veja também: Motivação e disciplina para ir mais longe

Depressão: como identificar os sintomas e buscar ajuda

Até 2030, a principal causa de afastamento do trabalho será a depressão. Considerada como o mal contemporâneo, ela não pode ser confundida como tristeza. E, para além dos estigmas, trata-se de uma doença com tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Nesta Conversa Ampla, o psicólogo Igor Pulido dos Santos explica o que é, os diferentes níveis de depressão, como isso atrapalha o cotidiano das pessoas e o olhar atento de familiares e amigos para ajudar um ente querido que esteja nesta situação. Confira a entrevista completa:

Como ajudar alguém com depressão?

  • Tente olhar para a depressão como uma doença. Não se trata de “frescura”, de uma simples falta de vontade;
  • Não faça comparações com outras pessoas;
  • Observe a mudança no comportamento daquela pessoa em especial, considerando a idade e estilo de vida que ela tem. Um adolescente, por exemplo, que deveria estar estudando, saindo com os amigos, tendo momentos de lazer e, ao contrário, está amuado, sem vontade de nada, ele precisa ser acolhido e encaminhado.
  • Tristeza são momentos que todos enfrentamos. Geralmente é passageira, dura pouco. Para ser depressão, os sintomas devem ser constantes por, pelo menos, duas semanas.

Saiba mais sobre o tema

Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamentos:

Para saber mais sobre a depressão e seus impactos em em diferentes momentos da vida:

SHARE