Amante das letras: médico da Unimed Cascavel já publicou quatro livros

médico da Unimed Cascavel

Apesar das publicações, o médico da Unimed Cascavel José Fausto Toloi considera-se um escritor por hobby

Além de médico pediatra e cooperado da Unimed Cascavel desde 1989, ele também pode ser considerado um amante das letras. Escritor por hobby, segundo suas palavras, o médico José Fausto Toloi lançou, em 2022, seu quarto livro intitulado “Andanças pelo mundo da palavra”, com diversos contos relatados de maneira singular pelo médico.

A condução desse trabalho foi feita por meio de anotações em um bloco de notas, em que o autor dava sentido aos insights do dia a dia, sejam eles durante um plantão médico, acontecimentos da vida real como registros de casa e violência urbana ou fatos curiosos.

No entanto, de acordo com Toloi, essa não foi a primeira vez que ele escreveu um livro com contos baseados e imaginados no cotidiano. “Todos os meus escritos e minhas aventuras pelo mundo das letras foram designados observando fatos, pessoas do cotidiano e situações da profissão”, comenta.

Ele ainda conta que, certa vez, um amigo de anos o presenteou com um bloquinho de anotações e disse “anote, observe, guarde e um dia você aproveitará na ficção”. E tem sido assim. Contos relatados no último lançamento, como “O homem da britadeira”, “O taxista”, além de outros, foram criados dessa forma.

livros
O médico e escritor também coleciona diversos livros em sua biblioteca pessoal – Divulgação/Arquivo Pessoal

Apesar dos livros já publicados, ele considera a escrita apenas um de seus hobbies, assim como a prática esportiva de tênis. “Todos devemos desenvolver o impulso criador, seja ele com canto, música, dança, pintura, ainda que apenas como hobby, e, se atingir alguém como mensagem existencial, então era ‘pra ser’”, reflete Toloi sobre a necessidade do processo criativo para o indivíduo.

Leia também: Um passatempo para chamar de nosso

Outras obras do médico da Unimed Cascavel José Fausto Toloi

O médico da Unimed Cascavel ainda tem a autoria de outras obras como o romance “Os Carrascos”, que foi extraído de um conto, escrito nas horas vagas de plantões médicos que realizava. O livro retrata a realidade brasileira pelo viés da violência, mostrando que, às vezes, o feitiço se volta contra o feiticeiro. A obra, lançada em 2018, pode ser adquirida de forma digital pelo site da Amazon: clique aqui.

Também disponível de forma on-line, outra obra produzida pelo médico, em forma de contos, é “O livro que ninguém lia: aventuras do livro rejeitado”, que relata as peripécias de um livro que da estante viajou para cumprir sua jornada. Lançado em 2015, o livro infanto-juvenil pode ser contemplado aqui.

Já o seu primeiro livro publicado de forma impressa, em 1989, foi “No final do arco-íris”, um romance lançado pela editora Caravelas. Além das obras divulgadas, o pediatra possui peças de teatro, como as criações “Zequinha, o trombadinha”, “O poeta e o mundo das drogas” e “Revivendo Vinicius”.

O livro “Andanças pelo mundo da palavra”

livro capa
A capa do novo livro de Toloi foi criada por meio da Inteligência Artificial, com o apoio do filho Fausto Rodrigo Toloi Divulgação/Arquivo Pessoal

O último livro lançado pelo médico da Unimed Cascavel, divulgado em 2022, possui 14 contos, um deles “O taxista e as cartas de amor”, que foi também retratado na edição 64 da Revista Ampla (veja aqui).

A arte da capa (foto acima) foi gerada por meio da Inteligência Artificial e contou com a diagramação do filho do médico Fausto Rodrigo Toloi. O livro foi, amorosamente, dedicado aos familiares do pediatra, como a esposa Arlete, os filhos Fausto Rodrigo e Larissa, além dos netos Eloah e Theo. Para ler a obra, basta adquirir a versão digital, clicando aqui.

Médico e filho
O médico (à esquerda) com seu filho (à direita) – Divulgação/Arquivo Pessoal
SHARE