Anvisa divulga orientações para farmácias e drogarias

Nova nota técnica foi publicada nesta segunda (11) pela Agência, e visa proteger funcionários e usuários de farmácias e drogarias

Com o objetivo de minimizar os riscos de exposição à Covid-19 entre os profissionais que trabalham em farmácias e drogarias, assim como aos clientes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira (11), uma nova nota técnica. Conforme o documento, tais estabelecimentos devem, entre outras medidas, estabelecer barreiras, preferencialmente físicas, entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários.

Recomenda-se, ainda, que o distanciamento seja de no mínimo 1 metro entre as barreiras, além da limitação do número de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração no balcão de atendimento ou nas áreas de pagamento.

Além disso, os estabelecimentos podem definir estratégias para diminuir o tempo que o usuário permanece na fila, assim como estratégias para controlar o fluxo da entrada de clientes no estabelecimento. Se as condições climáticas permitirem, disponibilizar local externo para área de espera.

“As farmácias e drogarias devem também disponibilizar insumos de proteção e prevenção, tais como: sabonete líquido, preparações alcoólicas a 70% e equipamentos de proteção individual, para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fácil acesso e suficientes para os clientes e equipe”, orienta a Anvisa.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *