Bem-vindo 2019!

Bem-vindo 2019!

O ano de 2018 foi extremamente desafiador e, ao mesmo tempo, muito profícuo para o Sistema Unimed Paranaense. Tivemos elevação em todos os nossos indicadores econômico-financeiro, de saúde e de qualidade. Tivemos também inúmeras premiações e destaques, tanto no Sistema Nacional, quanto no cenário empresarial.
Estamos terminando 2018 com índice de liquidez corrente do Sistema Paranaense acima de 2. Com resultado operacional acumulado de 3,5%, cinquenta por cento mais elevado que 2017, e todas as Singulares do estado com resultados líquidos positivos.
Possuímos o maior número de Unimeds acreditadas do Sistema pela RN 277, totalizando 10 já reconhecidas pela ANS e seis em processo de qualificação.
Como principais destaques e premiações do Sistema Paranaense este ano, tivemos o reconhecimento de instituições como a Great Place to Work, a revista Você SA, a Central Nacional Unimed, a Unimed do Brasil, o Sistema Fiep. Apresentamos melhoras em índices de gestão e sustentabilidade. Podemos citar também, entre as várias realizações do estado, a fundação da Sociedade de Compartilhamento, inaugurações de novas alas nos hospitais e de novas unidades de recursos próprios, hackatons e adesão a programas de inovação, além de eventos diversos com colaboradores, cooperados e a sociedade sobre tecnologia, gestão, saúde, judicialização, entre outros.
Recentemente, logo após as eleições, a Deloitte, realizou uma pesquisa com o empresariado brasileiro sobre as expectativas de uma “agenda 2019”. O levantamento abrangeu 826 organizações do país, que juntas representam mais de 40% do PIB nacional. No alvo das expectativas estão as reformas tributária e previdenciária, o combate à corrupção e o ajuste fiscal.
Manter a inflação baixa, políticas de ampliação para a participação do Brasil no comércio exterior, estímulo ao ambiente de negócios, melhorar e ampliar as PPPs – Parcerias público-privadas, desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas, incentivos para a indústria 4.0, a transformação digital e inovação. Investimento em educação, especialmente na qualificação dos trabalhadores brasileiros, segurança e saúde compõem o portfólio das respostas.
A pesquisa apontou um otimismo geral do empresariado em relação a 2019. Tanto que a maioria dos pesquisados disse que vai manter ou mesmo ampliar o patamar de investimentos em equipamentos, treinamentos e qualificações, pesquisa e desenvolvimento, entre outros, acreditando firmemente na expansão da economia.
No que diz respeito à saúde, as expectativas e tendências apontam para a consciência de que “a saúde é a nova riqueza”, como definiu a consultora de tendências do consumidor da Euromonitor International, Daphe Kasriel-Alexander. Obesidade e envelhecimento da população estão entre as preocupações principais na área. Junto com isso a necessidade de sentir-se bem, a consciência do self care (tempo para si, cuidado consigo, etc.), o controle do estresse e a qualidade do sono colocam-se como pontos fundamentais para o equilíbrio do dia a dia.
Essas demandas vão exigir dos setores de saúde uma atenção maior e uma dedicação mais eficiente no cuidado ao ajudar o outro a cuidar-se. Dessa forma, exigir-se–á do médico, e das instituições e profissionais de saúde cada vez mais. De modo, que serão necessários, por força da vontade dos próprios indivíduos, investimentos em cuidados, novos modelos de atenção e, com isso, provavelmente, novos modelos de atuação em saúde, de remuneração em saúde e outras novidades que o tempo trará.
As Unimeds do Paraná estão atentas a esse novo cenário e desenvolvem de forma compartilhada, debates, treinamentos, projetos e soluções; visando à melhoria contínua e à perenidade do nosso Sistema e da nossa atividade.
Que as boas expectativas que sopram para 2019 sejam superadas em todas as áreas. E que os desafios que, com certeza, também farão parte do ano, possam ser enriquecedores e pontes para grandes conquistas! Que seja bem-vindo 2019! Bom ano a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *