O mês de setembro marca a campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo. A proposta é chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações sobre o suicídio. O tema da campanha este ano é “Se precisar, peça ajuda!”.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. A entidade alerta ainda para os chamados episódios subnotificados, que podem chegar a mais de 1 milhão de casos anualmente.
Leia também: Como identificar a depressão em idosos
No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. De 2010 e 2019, o país registrou cerca de 112,2 mil mortes por suicídio.
Ajuda
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail. Entre em contato, se precisar de ajuda.
Setembro Amarelo – campanha
No Brasil, a campanha possui também um site próprio, onde disponibiliza diversos materiais de apoio, ajuda, orientações e de divulgação. Para saber mais acesse a plataforma, clicando aqui.
Fonte: Agência Brasil
Saiba mais sobre o tema
Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamentos:
- Depressão: sintomas e tratamento
- Síndrome do sono insuficiente pode levar à ansiedade e depressão
- Depressão: tipos, sintomas e principais riscos
- A causa da depressão e a busca por solução
- Depressão: a vida sem esperança
- Depressão: conheça os fatores que contribuem para o tratamento
Para saber mais sobre a depressão e seus impactos em em diferentes momentos da vida: