Confira sugestões de exercícios para fazer em casa

“Ninguém é feliz habitando um corpo rígido, dolorido, cheio de limitações de movimento”, nos lembra a professora e educadora física Rita Delevatti, coordenadora técnica administrativa, da Razão do Todo, empresa de ginástica laboral.  O momento de começar a se mexer é hoje, é agora!

Exercício físico: a importância de cuidar de si

Abaixo, alguns exercícios que você pode executar todos os dias. Observe as orientações:

PI: posição inicial.
E: Execução.
Dica: Executar toda sequência no lado direito. Depois retornar ao início e fazer a mesma sequência no lado esquerdo.

Exercício 1

PI: Pés afastados e braços abertos na linha dos ombros.

E: Virar o pé direito para o lado e manter o pé E para a frente. Flexionar o tronco levando a mão direita em direção ao pé, até onde é confortável. E estender o braço esquerdo para o alto, formando uma linha entre as mãos. Voltar na PI e repetir a flexão de 4 a 6 vezes, mantendo o abdômen contraído. No final, manter na posição de flexão com braços alinhados por 4 a 6 segundos.

Exercício 2

PI: Pés na mesma posição. Agora, manter o tronco flexionado à direita, com a mão direita próxima à perna. O braço esquerdo para o alto.

E: Rodar o tronco, trazendo a mão esquerda junto à mão direita. Repetir esta rotação de 4 a 6 vezes.

Exercício 3

PI: Pés na mesma posição. Coluna ereta, girar o tronco à direita alinhando o nariz e o umbigo com a ponta do pé direito. Manter o pé esquerdo apontando para a frente. Cruzar os dois braços atrás do tronco.

E: Flexionar o joelho direito e voltar à PI. Repetir esta flexão de 4 a 6 vezes.

Exercício 4

PI: Pés, tronco e braços na mesma posição.

E: Manter os joelhos estendidos e flexionar o tronco em direção ao joelho direito. Voltar à PI. Repetir esta flexão de 4 a 6 vezes. No final, manter na posição de flexão do tronco por 4 a 6 segundos.

Exercício 5

P1: Deitar no chão.

E: Abraçar um joelho de cada vez, mantendo o outro estendido, por 30 segundos. Em seguida, abraçar os dois joelhos, junto e manter, também, por 30 segundos. Pode repetir três vezes. Esse alongamento é simples, mas importante para a região lombar…

Obs.: Retornar o tronco e relaxar as pernas, fazendo pequenos chutes alternados. Em seguida, recomeçar posicionando o corpo como no exercício 1 e, repetir a sequência no outro lado.  Procure incluir a inspiração ao abrir o movimento e a expiração ao fechá-lo. Em caso de algum incômodo, interromper a prática e procurar seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics