Depoimento 7: desafios da pandemia

Não está fácil para ninguém. A Covid-19 imprimiu um novo ritmo à vida de todos. À dos profissionais de saúde, não é diferente. O susto foi grande para a maioria. Muitos ao escolherem essa área já intuíam os riscos, mas a realidade, na maioria das vezes, se sobrepõe às expectativas. Foi o que aconteceu em relação à essa pandemia. Todos, no entanto, mantêm a convicção de que, no mínimo, sairemos dessa mais fortalecidos.

Leia os outros depoimentos

E você o que acha? Fomos ouvir o grupo de profissionais que trabalha no Centro de Atenção Personalizada à Saúde (APS), da Unimed Paraná. Veja o que eles disseram.

“Eu escolhi essa profissão em busca de nova oportunidade de trabalho.  E nunca imaginei que um dia estaria na linha de frente de uma situação como essa da pandemia. Foi algo totalmente novo para mim. No início fiquei preocupada comigo e com meus familiares, mas aos poucos o receio passou. Na APS, usos os EPIs necessários e, em casa, deixo meus calçados para fora, as roupas para lavar e tomo banho assim que chego em casa. Mantenho em casa os mesmos cuidados que pratico na APS e oriento os meus familiares a fazerem o mesmo. Um dos momentos mais difíceis que passei até aqui, foi quando fiquei em quarentena, sem saber se estava com a doença ou não, sentido dores e ansiosa. Foi só um susto. No entanto, essa pandemia tem ressignificado a minha vida. Acredito que ela ressignificou o amor ao próximo. Também está nos ajudando a darmos mais valor às pequenas coisas, algo que não fazíamos antes. Muita gente que não está na linha de frente, não tem ideia do tamanho do problema que estamos vivendo. E os pacientes, algumas vezes, esquecem que nós, que trabalhamos na área da saúde, também temos família, medos e preocupações. O cuidado nesse momento é importante para todos nós”.

      Eni Aparecida Domingos Ribeiro – Prestador de serviço – limpeza e conservação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics