Doces práticos e saudáveis: receita de biscoitos de Natal

A nutricionista Vanessa Ceccato, do Centro APS, ensina a fazer biscoitos de Natal deliciosos e saudáveis!

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Leia também: Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

E, quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes temos dúvida sobre como lidar com os tentadores docinhos. A sobremesa depois de uma refeição, o bolo da casa da avó… é difícil se controlar quando tem açúcar envolvido, não é? Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, separou oito dicas deliciosas de doces para comer sem peso na consciência. As receitas levam ingredientes mais saudáveis e balanceados, para garantir uma sobremesa com menos cara de “vilã”. Mas, lembre-se: nada deve ser consumido em excesso. Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável!

Doces saudáveis e práticos: aprenda a fazer um Chia Pudding

Confira a sexta receita:

Biscoitos de Natal

Rendimento: 8 unidades (a depender do tamanho dos biscoitos de Natal)

Ingredientes

Ingredientes da massa

  • ½ xícara de polvilho doce
  • ½ xícara de farinha de arroz
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
  • 4 colheres (sopa) de farinha de castanha do Pará
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ¼ colher (chá) de cravo em pó
  • ¼ colher (chá) de noz-moscada em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres (sopa) de melado de cana
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco derretido
  • 1 a 2 colheres (sopa) de água

Ingredientes do glacê

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de fécula de batata ou amido de milho
  • ¼ de colher (chá) de goma xantana
  • 3 colheres de (sopa) de suco de limão ou água
  • Corante em gel (opcional)

Saúde da mulher: a alimentação pode ser sua aliada

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Comece pela massa. Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos. Adicione o melado e o óleo e misture. Junte a água aos poucos, amassando com as mãos até formar uma bola.
  3. Forre uma superfície com file de PVC. Disponha a massa no meio e cubra com outro pedaço de filme de PVC. Abra a massa com um rolo, deixando com aproximadamente 5mm de espessura.
  4. Corte os formatos desejados e passe para uma assadeira virada de cabeça para baixo, usando a parte plana (sem as laterais) para que os biscoitos assem por igual. Asse por 15 a 20 minutos, até a massa ficar sequinha.
  5. Enquanto isso, prepare o glacê. Em um recipiente, peneire o açúcar de confeiteiro. Adicione a fécula e a goma e misture bem. Despeje o suco de limão ou água aos poucos, misturando com uma espátula até obter a consistência desejada; se necessário, use mais líquido.
  6. Se for usar corante, divida o glacê de acordo com a quantidade de cores que for utilizar e misture.
  7. Utilize um saco de confeiteiro para decorar os biscoitos depois deles esfriar completamente.

Dica 1: use medidores de colheres e xícaras padrão, você encontra nos supermercados ou lojas especializadas em assessórios para cozinha. Evite as versões em plástico.

Dica 2: você pode fazer a farinha de castanha do Pará, batendo as castanhas in natura em um processador ou liquidificador.

Dica 3: Caso queira apenas se deliciar sem o glacê, finalize a receita no passo 4. Prepare uma xícara de chá e aproveite seus biscoitinhos, não precisa nem esperar o Natal.

Dica 4: goma xantana e corante alimentício você encontra em casas de produtos naturais e casa de confeitos.

Ingredientes: polvilho doce, farinha de arroz, melado de cana, castanha-do-Pará, óleo de coco, farinha de linhaça, especiarias (gengibre, canela, cravo e nós-moscada). Glacê: açúcar de confeiteiro, amido de milho, suco de limão, goma xantana, corante alimentício. NÃO CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM CASTANHAS. DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCARES. CONSUMIR CONFORME RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics