Doces práticos e saudáveis: receita de cuca de banana integral

A nutricionista Vanessa Ceccatto, do Centro APS, ensina uma deliciosa receita de cuca de banana integral

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Leia também: Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

E, quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes temos dúvida sobre como lidar com os tentadores docinhos. A sobremesa depois de uma refeição, o bolo da casa da avó… é difícil se controlar quando tem açúcar envolvido, não é? Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, separou oito dicas deliciosas de doces para comer sem peso na consciência. As receitas levam ingredientes mais saudáveis e balanceados, para garantir uma sobremesa com menos cara de “vilã”. Mas, lembre-se: nada deve ser consumido em excesso. Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável!

Doces práticos e saudáveis: receita de biscoitos de Natal

Confira a sétima receita:

Cuca de banana integral

Rendimento: 10 unidades (usando mini fôrmas)

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de farinha de semente de girassol
  • ½ xícara de açúcar demerara
  • 1 colher (sopa) de fécula de batata
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • 2 bananas-caturras sem casca e amassadas
  • ½ xícara de água
  • ½ xícara de óleo de coco derretido
  • ½ colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 2 bananas-caturras cortada em rodelas

Farofa

  • ½ xícara de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de semente de girassol
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ½ xícara de óleo de coco (em textura de pasta)

Modo de preparo

  1. Comece pela farofa. Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos. Adicione o óleo de coco aos poucos; o ideal para a farofa é utilizar o óleo de coco na textura de manteiga: nem líquido nem completamente sólido. Mexa com as pontas dos dedos até obter uma textura empelotada. Deixe na geladeira enquanto prepara a massa.
  2. Pré-aqueça o forno a 180 °C e disponha 10 minis fôrmas de bolo inglês em uma assadeira.
  3. Em um recipiente grande, misture bem todos os ingredientes secos. Em outra tigela, coloque a banana amassada, a água, o óleo e o vinagre em uma tigela e mexa bem. Despeje a mistura úmida sobre os ingredientes secos e volte a misturar, formando uma massa cremosa e homogênea.
  4. Preencha as forminhas com a massa até a metade. Disponha as rodelas de banana sobre a massa. Retire a farofa da geladeira e espalhe sobre os bolinhos.
  5. Asse por aproximadamente 30 minutos, ou até espetar um palito e ele sair seco. Se quiser dourar um pouco o topo dos bolinhos, ligue o grill do forno (se tiver) e deixe 3 minutos, verificando sempre para não queimar. Espere esfriar e sirva.

Dica 1: compre as sementes de girassol sem casca (se possível orgânicas), e torre levemente em frigideira. Deixe esfriar. Depois de frias, bata as sementes no processador até virar uma farinha, mas não deixe muito fina: a textura pode ser parecida com a farinha de trigo integral.

Dica 2: vê encontra min fôrmas de bolo inglês em casa de produtos de confeitaria. Se preferir pode fazer em uma assadeira retangular tradicional

Dica 3: a banana-caturra também é chamada de banana-nanica ou banana-anã.

Ingredientes: massa: banana-caturra, farinha de trigo integral, açúcar demerara, óleo de coco, farinha de semente de girassol, fécula de batata, água, fermento químico em pó, canela, vinagre de maça e sal. Farofa: farinha de trigo integral, óleo de coco, açúcar demerara e farinha de semente de girassol e canela em pó. CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM LACTOSE. DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR. CONSUMIR CONFORME RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *