Doces práticos e saudáveis: torta de maracujá com brownie

A nutricionista Vanessa Ceccatto, do Centro APS, ensina a fazer uma torta de maracujá cremosa com base de brownie

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Leia também: Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

E, quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes temos dúvida sobre como lidar com os tentadores docinhos. A sobremesa depois de uma refeição, o bolo da casa da avó… é difícil se controlar quando tem açúcar envolvido, não é? Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, separou oito dicas deliciosas de doces para comer sem peso na consciência. As receitas levam ingredientes mais saudáveis e balanceados, para garantir uma sobremesa com menos cara de “vilã”. Mas, lembre-se: nada deve ser consumido em excesso. Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável!

Doces práticos e saudáveis: receita de cuca de banana integral

Confira a oitava receita:

Torta cremosa de maracujá com base de brownie

Rendimento: 8 fatias (100g cada)

Ingredientes

Massa

  • ½ xícara de farinha de aveia
  • ¼ de xícara de polvilho doce
  • 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
  • Uma pitada de sal
  • ¼ de xícara de melado de cana
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal (prefiro de algodão ou girassol)

Recheio e cobertura

  • 5 maracujás
  • 1 xícara de castanha de caju crua demolhada
  • ¾ de xícara de leite de coco concentrado (ver box)
  • ¼ de xícara de açúcar demerara
  • ½ colher (chá) de ágar- ágar

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C e unte uma fôrma de fundo removível de 13 cm.
  2. Comece pela massa. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos. Adicione o melado, a água e o azeite e misture novamente até obter uma massa espessa.
  3. Espalhe a massa com os dedos pelo fundo e pela lateral da fôrma, pressionando para firmar bem e tomando cuidado de não deixar nenhum buraquinho.
  4. Asse por 10 a 15 minutos até ficar com a textura de brownie. Reserve até esfriar.
  5. Vamos para o recheio. Passe a polpa de 4 maracujás por uma peneira e meça o suco: você vai precisar de ½ xícara. Reserve a polpa do último maracujá para decorar.
  6. Coloque o suco e os demais ingredientes do recheio no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Transfira esse creme para uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Continue mexendo por mais 1 ou 2 minutos, para ativar o ágar-ágar.
  7. Despeje o recheio sobre a massa já resfriada e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas – ou até ficar bem gelado. Na hora de servir, espalhe a polpa de maracujá reservada por cima.  

Dica 1: Deixe a castanha de caju de molho em água por, no mínimo 6 horas. Passado esse tempo, escorra e descarte a água.

Curiosidade: Demolhar as oleaginosas (castanhas) ativam as enzimas e outras substâncias naturais capazes de anular os efeitos deletérios do ácido fítico. Além disso, facilita a “quebra” parcial das proteínas de difícil digestão e potencializa a ação das vitaminas e minerais. Esse processo evita efeitos desagradáveis, como os gases e outros desconfortos digestivos.

Leite de coco caseiro

Bata no liquidificador 2 xícaras de coco fresco ralado com 1 xícara de água quente por 4 minutos até extrair bem a gordura. Dura até 5 dias em geladeira ou até 3 meses congelado.   IMPORTANTE: não utilize plástico para congelar o leite de coco caseiro, use copo de vidro. Eu uso os de requeijão para guardar os leites vegetais e fecho com papel filme.  

Ingredientes: Massa: melado, farinha de aveia, polvilho doce, farinha de linhaça, cacau em pó, azeite, água e sal. Recheio de maracujá: polpa natural de maracujá, castanha de caju, leite de coco, açúcar demerara, espessante natural ágar-ágar. NÃO CONTÉM LACTOSE, NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM CASTANHA DE CAJU. DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR. CONSUMIR CONFORME RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics