Mudança que gera sustentabilidade

Mudanu00e7a que gera sustentabilidade

Avaliau00e7u00e3o dos contratos e experiu00eancia de reformulau00e7u00e3o cultural estu00e3o favorecendo o crescimento sustentu00e1vel da Federau00e7u00e3o e levando esse know how u00e0s demais Unimeds do estado

Entender as mudanu00e7as do mercado, reestruturar-se para enfrentar esse novo cenu00e1rio e contribuir para ou00a0aculturamento de todo o Sistema Paranaense tem sido uma preocupau00e7u00e3o constante da u00e1rea de mercado da Unimed Paranu00e1, segundo Alexandre Bley, diretor de Mercado e de Comunicau00e7u00e3o (veja quadro, abaixo). O suporte u00e0s Singulares u00e9 uma das marcas mais emblemu00e1ticas nesses 40 anos da Federau00e7u00e3o Unimed Paranu00e1. E o trabalho realizado ao longo desse peru00edodo compreendeu o apoio em diversos setores, desde aspectos administrativos e estruturais atu00e9 financeiros.u00a0

Afinal, o Sistema surgiu como resposta da classe mu00e9dica u00e0quilo que se pretendia fazer com a medicina, no final da du00e9cada de 1960, inu00edcio de 1970. Se na u00e9poca, foi necessu00e1rio ajudar a construir opu00e7u00f5es de sau00fade para a populau00e7u00e3o que nu00e3o su00f3 a disponibilizada pelo Governo, hoje o desafio u00e9 encontrar caminhos que possam ofere-cer, a cooperados e beneficiu00e1rios, um modelo de sau00fade satisfatu00f3rio, nos quesitos acesso, qualidade, financia-mento, entre outros.
Diante dos desafios das mudanu00e7as econu00f4micas e do comportamento da sociedade, em 2008, a Unimed Para-nu00e1 iniciou uma au00e7u00e3o de adequau00e7u00e3o de contratos a partir do Programa de Desenvolvimento de Mercado (PDM), que aproximou a Federau00e7u00e3o das unidades regionais, trazendo soluu00e7u00f5es para a sustentabilidade do Sistema.

A iniciativa caminha simultaneamente com as ne-cessidades apresentadas no pru00f3prio setor da sau00fade, que, segundo o gerente de Operau00e7u00f5es de Mercado da Unimed PR, Evandro Lucas de Barros, se tornou com-plexo diante da concorru00eancia cada vez mais acirrada. u201cO desafio atual da Unimed u00e9 lidar com a agressividade e competitividade do mercado em contrapartida aos players que vem atuando com produtos de menor cus-to e mais customizadosu201d, analisa.
Para equilibrar essa conta e auxiliar as Singulares, a reestruturau00e7u00e3o comercial da Federau00e7u00e3o apresentou algumas alternativas. u201dPor conta desse cenu00e1rio, dessas mobilizau00e7u00f5es no pru00f3prio mercado, viemos estudando ao longo dos anos modelos assistenciais como a APS (Atenu00e7u00e3o Primu00e1ria u00e0 Sau00fade), com base na integralidade do cuidado, Porta de Entrada e atendimento de acesso popularu201d, destaca Barros.
Ainda na avaliau00e7u00e3o do gerente, esse foi o caminho encontrado pela Federau00e7u00e3o para se reinventar. A busca de novas soluu00e7u00f5es que possam ser disponibilizadas aos beneficiu00e1rios a fim de garantir a competitividade no mercado u00e9 apenas um dos itens. Foi seguindo essa lu00f3gica que esse conhecimento organizacional passou a ser levado para as Singulares por meio das consultorias de gestu00e3o preventiva e por uma nova u00e1rea dentro do PDM.

A partir disso, o Programa passou a fornecer esse suporte em au00e7u00f5es de mercado e estu00e1 transformando a realidade no estado, assim como em outras regiu00f5es do pau00eds. u201cNa visu00e3o de futuro como princu00edpio estratu00e9gico e tambu00e9m como resultado do aprendizado, a Unimed Paranu00e1 planeja as suas au00e7u00f5es sempre avaliando as trans-formau00e7u00f5es do mercado, o impacto na relau00e7u00e3o com seus clientes e a essu00eancia do contexto do cooperativismo nas demais formas de organizau00e7u00e3o assistencial do mercado de sau00fade suplementaru201d, explica o especialista de Mercado da Unimed Paranu00e1, Marcos Mazurek.

NA PRu00c1TICA

Alu00e9m de programas como a Atenu00e7u00e3o Personalizada u00e0 Sau00fade (APS), foram estruturados fluxos e processos de gestu00e3o para agrupamento de contratos e monitora-mento de indicadores. E nas au00e7u00f5es de Negociau00e7u00e3o de Reajuste de Contratos foram definidas estratu00e9gias de gestu00e3o e tu00e9cnicas de negociau00e7u00e3o para aplicau00e7u00e3o de u00edndices de reajuste contratual com o objetivo de estabelecer uma relau00e7u00e3o de custo-benefu00edcio entre a operadora eu00a0 o contratante pessoa juru00eddica.

Ju00e1 as au00e7u00f5es de Relacionamento de Mercado foram estabelecidas au00e7u00f5es de relacionamento e de marketing direto com foco em desenvolvimento de relacionamento sustentu00e1vel com a carteira de beneficiu00e1rios.
Para que todo esse cenu00e1rio pudesse se desenvolver, como explica Mazurek, ao longo desse peru00edodo houve um investimento no desenvolvimento de um setor especializado de inteligu00eancia de Mercado. u201cDessa for-ma, foi possu00edvel definir quais seriam as estratu00e9gias de desenvolvimento mercadolu00f3gico mais adequadas. E, atualmente, o setor u00e9 responsu00e1vel pela anu00e1lise de contratos, desenvolvimento de indicadores e criau00e7u00e3o de estratu00e9gias de gestu00e3o de risco e de relacionamento com os contratantesu201d, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *