Novo coronavírus e etiqueta da tosse: você está fazendo certo?

A confirmação de pandemia do Covid-19, nesta quarta-feira (11 de março), reforça uma discussão a respeito do novo coronavírus e a etiqueta da tosse. Você sabe qual a melhor maneira para tossir ou espirrar em locais públicos?

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR) informa que o novo coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à Influenza ou outros vírus respiratórios. Isto acontece pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus.

Etiqueta da tosse

Estão enganados aqueles que pensam que cobrir a boca e o nariz com as mãos é a atitude correta. Afinal, corre-se o risco de, logo após o espirro ou a tosse, a própria pessoa encostar em um objeto e deixar o vírus por ali, por exemplo, favorecendo a transmissão.

Leia também – O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

Deve ser usado um lenço de papel no momento de espirrar ou tossir. O mesmo deve ser jogado no lixo logo em seguida. Ou ainda, deve-se cobrir a boca com o braço dobrado usando o antebraço, e nunca as mãos. Isto se chama etiqueta da tosse e é uma das principais recomendações para reduzir a circulação de doenças respiratórias. As informações são do coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR), Ivan Sachinski.

De acordo com ele, um simples cuidado como este pode fazer uma enorme diferença na circulação do vírus. O novo coronavírus e a etiqueta da tosse estão relacionadas. Mas este hábito pode ser aplicado para evitar outras doenças, como gripe e tuberculose.

Higiene

Existe ainda a recomendação para lavar frequentemente as mãos com água e sabão. A limpeza pode ser complementada com o uso do álcool em gel. Este produto pode ser utilizado também quando não houver água e sabão para a higienização das mãos. Isto também deve ser feito antes de tocar nos olhos, nariz e boca.

A limpeza das mãos precisa ser realizada depois de tossir e espirrar, conforme alerta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba (PR), que também está orientando a população sobre o novo coronavírus e a etiqueta da tosse, além de outros cuidados.

A secretaria ainda informa que a higiene nasal deve ser feita com lenço descartável e que é necessário evitar contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.

Outras medidas eficazes são manter os ambientes ventilados e com as janelas abertas, sempre que possível; e não compartilhar objetos de uso pessoal, o que inclui talhetes, pratos, copos ou garrafas.

Confira as recomendações do Ministério da Saúde:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics