Perguntas negativas geram pensamentos e emoções negativos. Quando fazemos perguntas como essa, “por que não consigo emagrecer?”, estamos acionando mecanismos errados se queremos a resolução do problema. Veja o que diz a nutricionista Gladia Bernardi
O livro, Código Secreto do Emagrecimento, da nutricionista Gladia Bernardi, logo no início, já começa com uma desconstrução. A autora, nascida em Pato Branco, vem ganhando destaque nacional e internacional com o seu trabalho. Ela afirma que conceitos como reeducação alimentar, mudança de hábito e rotina disciplinada não são tão eficazes no processo de emagrecimento quanto é propalado. Quem já fez dieta alguma vez na vida, com certeza, já vivenciou isso na pele. A novidade é uma nutricionista reconhecer essa dificuldade. Bernardi concorda que essas atitudes são importantes e não podem ser descartadas, mas pouco adiantam sem um entendimento mais profundo do que nos levou a engordar e como fazer o caminho de volta.
Fome emocional: como é possível mudar um hábito vicioso?
Segundo ela, emagrecer e ficar magro é uma ciência. E você pode aprender, da mesma maneira que aprende disciplinas como física, química e matemática. Sim, “você pode aprender a emagrecer e ficar magro para sempre”, afirma. Para isso, é preciso aprender a treinar o seu cérebro para pensar como uma mente de magro. A neurociência (ela é a bola da vez), descobriu que o cérebro forma, com novos pensamentos e novas experiências, novas estradas neurológicas, que são as chamadas conexões neurais. “O cérebro- se treinado – tem a capacidade de se adaptar e de aprender a agir de modo diferente daquilo que vinha fazendo antes”, destaca a autora.
Importância dos pensamentos no ato de emagrecer
Aqui, mais uma vez, é fundamental o reforço da importância de pensamentos, sentimentos, comportamentos e hábitos. “Em um primeiro estágio você vai pensar. Em seguida, com domínio da mente, vai evoluir para se sentir como um magro, estar feliz com o que pensa e não ter vontade de mudar. E isso vai acabar influenciando o seu comportamento, que se transformará quase sem o seu consentimento, afinal não se pode pensar como magro e agir como obeso, certo? E, por fim, você vai chegar à mudança efetiva, àquilo que faz diariamente, sem perceber e sem sofrer. Você vai ver o seu hábito de magro adaptado e integrado à sua rotina”.
Gladia sugere nos perguntarmos porque podemos emagrecer, porque vamos emagrecer? A relação entre o sistema top-down (racional) x o sistema bottow-up (emocional), segundo Gladia nos dá a chave para o emagrecimento eficiente. O primeiro representa escolhas conscientes, trazendo recompensa tardia positiva, o segundo tem a ver com escolhas e decisões emocionais. Nessa segunda situação, a emoção domina tudo e traz uma recompensa de prazer imediato: satisfação, preenchimento e felicidade ao comer, mas gera recompensa tardia desastrosa.
O fruto do pensamento
O grande segredo, para Gladia, está na relação que temos com o nosso cérebro. “Na nossa vida criamos não o que queremos, mas sim o que pensamos na maior parte do tempo. Sim. É isso mesmo. A nossa vida é fruto do nosso pensamento, muito mais do que nossa própria vontade (…) os seus pensamentos que constroem o seu destino, o seu corpo e a sua saúde”, destaca a nutricionista.
A neurociência vem comprovando isso. Algo que, diga-se de passagem, há alguns milênios, tradições orientais já alertavam. Nessa linha, pode-se afirmar que o futuro cria o presente e o presente ressignifica o passado. Essa é a força da visão, imaginação, pensamentos e palavras. Por isso, profissões como coach ganharam tanto espaço em nossa sociedade atual: definir metas (e persegui-las) é o método que nos permite visualizar o futuro a partir do nosso presente. “Com isso, o nosso desejo, o nosso sonho, passa a definir e a mudar o nosso presente”, explica.
Não tem nada de mágica. Cientificamente essa mudança de comportamento recebe o nome de plasticidade neural. “Nada mais é do que a capacidade do cérebro de se adaptar a novas situações e a individualidade comportamental. Isso significa que o cérebro reage e se adapta a mudanças tanto comportamentais como ambientais. Então basta você querer mudar suas perspectivas que o seu cérebro o acompanhará”.
O código secreto do emagrecimento envolve seis passos e mais alguns segredos: 1. Vida de lagarta: clareza e foco; Motivação e planejamento – a lagarta cresce;3. Destruindo crenças- como acabar a autossabotagem; 4. Caminhada: criando a consciência; 5.A lagarta sai do casulo: queimando a ponte; Manutenção. Quer saber mais? Vale a leitura!
Sete Habilidades de mente magra
- Ser otimista
- Reconhecer que “problemas são bênçãos”
- Visualizar (imaginar ou pensar o que deseja)
- Vigiar seus pensamentos
- Reconhecer que não sabe nada
- Respeitar os sinais de fome e saciedade
- Imitar o magro
Regras para emagrecer
- Mastigue devagar e de modo constante
- Demore pelo menos 20 minutos em cada refeição
- Mastigue até que o alimento tenha perdido sua textura inicial e vire papa
- Engula toda a comida da boca antes de partir para outra garfada
- Evite ingerir líquidos enquanto estiver mastigando
- Tenha atenção plena ao comer (não coma assistindo TV ou mexendo em seu celular)
- Preste atenção na fome física e na fome emocional (e busque ajuda)
- Açúcar vicia, descubra como lidar com ele
- Substitua crenças limitantes em relação à comida, ao corpo e ao peso, por crenças positivas
- Não se esqueça de tomar água
- Lembre-se das frutas, das verduras e da atividade física
- Descubra o(s) seu(s) sabotador(es)