Pesquisa relata principais sintomas no pós-Covid

Sintomas pós-covid
(Foto: Ilustração/Pixabay)

Pesquisa realizada com beneficiários da Unimed Paraná identificou os principais sintomas no pós-Covid

Apesar dos quase dois anos convivendo com a pandemia de Covid-19, ainda existem diversas dúvidas sobre como a doença age no organismo e, principalmente, as consequências pós-infecção. Sintomas como fadiga, queda de cabelo, lapsos de memória e falta de ar têm sido relatados por pacientes que contraíram o coronavírus em diferentes níveis – leve, moderado ou grave -, e agora estão aparentemente “recuperados”.

Leia também: Máscara descartável de três camadas têm eficácia de mais de 90% contra a Covid-19

Com o objetivo de entender quais são os principais sintomas que persistem no pós-Covid e, principalmente, montar um plano de ação para orientar os pacientes e amenizar as queixas, a equipe do Centro APS da Unimed Paraná realizou, entre janeiro e dezembro de 2021, um acompanhamento de beneficiários que testaram positivo para a doença. Sem realizar classificação de gravidade, foram coletadas informações e 168 beneficiários, por meio de ligação telefônica e e-mail.

Dos pacientes monitorados, 80,3% afirmou ter apresentado pelo menos um sintoma, mesmo após se recuperar da contaminação. As principais queixas, com 18,5% cada, foram a fadiga e a queda de cabelo. Questões relacionadas à saúde mental, como ansiedade (12,1%) e depressão (4,5%) também foram relatadas. Confira abaixo os principais sintomas identificados ao longo a pesquisa. Vale lembrar que, em alguns casos, os pacientes relataram mais de um sintoma – por este motivo, o percentual é superior a 100%.

SHARE