Por dentro do investimento: poupança

Poupança
(Foto: Ilustração)

Na coluna dessa semana, a Uniprime fala sobre mais uma forma de investimento: a tradicional poupança. Confira!

Em praticamente todos os artigos deste canal, falamos irremediavelmente de poupar para a vida, então me perdoem o trocadilho, mas hoje vamos falar de poupança. Desde muito cedo, ouvimos nossos pais falando sobre aplicar o dinheiro na “tal” da poupança, que se tratava do melhor investimento, seguro e rentável. 

Por dentro do investimento: LCI

Muito popular entre os brasileiros, a poupança tem algumas particularidades em relação aos investimentos que citamos recentemente. Uma delas é a sua remuneração, que é determinada pelo governo, e, portanto, é igual para todas as instituições. Em maio de 2012, ela passou a ter nova regra e sua rentabilidade passou a ser atrelada à taxa Selic.  Assim, sempre que a taxa de juros estiver acima de 8,50%, a poupança tem rentabilidade de 0,50% + TR (Taxa Referencial). Quando estiver abaixo de 8,50%, a poupança rende 70% da taxa Selic + TR.

Agora vamos esclarecer outras particularidades deste produto. A poupança recebe os juros de sua remuneração uma vez ao mês, sempre na data de seu aniversário, que nada mais é do que a data em que você aplicou seu recurso. Porém, se você investiu nos dias 29, 30 e 31, sua data de aniversário será automaticamente o dia 01, isso porque os meses do ano não possuem o mesmo número de dias, o que inviabiliza estas datas de aniversário.

A poupança não possui carência, porém o melhor dia para você sacar seu dinheiro é sempre o dia do aniversário, pois é quando você recebe os juros. Se você sacar antes, perderá a rentabilidade referente aos dias que transcorreram desde o último aniversário. É importante dizer que cada investimento que você faz em poupança, possui uma data de aniversário, assim você pode ter diversas datas.

Outra vantagem da poupança é ser isenta de IR (Imposto de Renda) para Pessoa Física. Já para Pessoa Jurídica a regra muda, sendo que além de possuir IR, sua remuneração se dá trimestralmente. As demais regras são iguais com relação ao saque fora da data de aniversário. 

A poupança possui cobertura do Fundo Garantido de Crédito (FGC ou FGCoop das cooperativas).  Como comentei no começo, o primeiro investimento que todos nós temos contato desde a infância é a poupança, que continua sendo um ótimo produto de renda fixa, indicado para criação de seu fundo de reserva de emergência, que possui liquidez diária. 

Poupar é plantar para o futuro. Então, se você deseja colher bons frutos no futuro, comece agora mesmo: poupando! Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Fonte: Uniprime

SHARE