Snacks saudáveis: receita de petisco de grão-de-bico

A nutricionista Vanessa Ceccatto, do Centro APS, ensina uma deliciosa receita de petisco de grão-de-bico

O que é mais gostoso do que saborear aquela comidinha maravilhosa e, ainda, cuidar da saúde? Escolher bem os alimentos e receitas que compõem nossa rotina é a chave fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar não só do corpo, mas também da mente. Dessa forma, a Revista Ampla traz, semanalmente, dicas de receitas saudáveis e práticas para você colocar a mão na massa e transformar a sua alimentação – e sua vida!

Snacks saudáveis: receita de trufas de tâmara e cacau

E como falar de alimentação sem pensar nos tão adorados lanchinhos? Aquelas beliscadas entre uma refeição e outra, quando muitas vezes você não está faminto, mas sim com vontade de mastigar algo gostoso, podem ser prejudiciais à saúde – e ao processo de emagrecimento, quando for o caso – se não forem bem rastreadas. Por isso, a nutricionista Vanessa Ceccatto, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, traz oito dicas deliciosas de snacks salgados e doces para incluir na sua rotina alimentar. As receitas são compostas por ingredientes mais saudáveis e balanceadas, mas vale lembrar que nada deve ser consumido em excesso.

Receitas fáceis e saudáveis para colocar em prática

Confira a segunda receita:

Petisco de grão-de-bico

Ingredientes

  • 3 xícaras de grão-de-bico
  • Água (suficiente para cobrir o grão-de-bico para o demolho)
  • Sumo de 1 limão
  • 3 col. sopa de azeite extra virgem
  • Sal a gosto
  • Páprica a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Comece deixando o grão-de-bico de molho por, no mínimo, 12 horas. Após o período, descarte a água e coloque o grão de bico para cozinhar com uma nova água (Adicionar água 4 dedos acima dos grãos e cozinhe por 15 minutos após a panela pegar pressão;
  2. Depois de cozido, coloque o grão de bico em um recipiente e tempere com limão, azeite, sal, páprica e pimenta preta à gosto;
  3. Misture bem tudo e coloque em uma forma untada com azeite;
  4. Leve ao forno 180 °C por 30 minutos ou até sentir que o grão de bico já está crocante!

Dica: você pode substituir o sabor do petisco de grão-de-bico, por exemplo, com mel e mostarda, lemon peper, curry, etc… temperos prontos que você encontra nas casas de produtos naturais.

Ingredientes: grão-de-bico, azeite de oliva extra virgem, sal, pimenta e páprica. As informações podem variar conforme escolha do sabor do petisco. NÃO CONTÉM LACTOSE, NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Curiosidades

O grão-de-bico é um vegetal leguminoso pertencente à família das fabáceas, muito presente na região do Mediterrâneo e na Índia. Seu sabor lembra nozes e sua textura granulada combina com vários outros alimentos e ingredientes.

O grão-de-bico é conhecido também como “grão da felicidade”, devido à presença abundante do aminoácido triptofano. Esse aminoácido é importante para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Veja abaixo as vantagens de incluir este grão na sua alimentação:

  • Rica em antioxidantes, substâncias que neutralizam a ação dos temidos radicais livres. Com isso, zela pela integridade e pelo funcionamento do cérebro.
  • A leguminosa é rica em proteínas e possui índice glicêmico baixo, com isso a digestão é mais fácil causando um tempo maior de saciedade, já que o pâncreas não fica “sobrecarregado”.
  •  Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por ter um índice glicêmico (indicador da rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um alimento) razoavelmente baixo, excelente para pessoas que estão em processo de emagrecimento.
  • Essa leguminosa possui alto teor de carboidratos complexos que ajudam a regular a glicemia, estabilizando oscilações de humor, ansiedade, perfeita para as mulheres no período pré-menstrual.
  • Alivia os sintomas da TPM, porque possui alto teor vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras. A vitamina B6 atua inibindo a aldosterona, hormônio que, na fase pré-menstrual, regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço. Além disso, a presença de triptofano (já comentado anteriormente), ajudar a reduzir a irritabilidade ou a sensação de tristeza.
  • Para os homens, o grão ajuda na fertilidade, pois é um grão fonte de selênio, zinco, vitamina C, ácido fólico e vitamina E, importantes nas espermatogêneses (processo de produção de espermatozóides).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics